Governo de Rondônia
Friday, 24 de September de 2021

FORTALECIMENTO

Coordenadora nacional do Programa do Artesanato Brasileiro participa de encontro com artesãos rondonienses

12 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

_MG_0044

Encontro reuniu gestores e artesãos de Rondônia no Teatro Guaporé, em Porto Velho

A coordenadora nacional do Programa do Artesão Brasileiro (PAB), Ana Beatriz Ellery, participou na tarde dessa terça-feira (11) em Porto Velho, de encontro com a coordenadora estadual, Wéllida Sodré; o superintendente estadual da Juventude, Cultural, Esporte e Lazer, Rodnei Paes; e artesãos de Rondônia. Ana Beatriz veio a Rondônia com o objetivo de fortalecer o artesanato no Estado e mostrar a importância da emissão da Carteira Nacional do Artesão. O encontro foi no Teatro Guaporé.

A carteira é emitida gratuitamente logo após o registro do artesão no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). Para confirmação do registro, o artesão passará por uma prova de habilidades técnicas, cuja aprovação é da coordenadora Wéllida, que destaca os belos trabalhos artesanais que Rondônia tem. “Uma prova desse belo trabalho são as participações nas feiras nacionais, onde o stand de Rondônia é um dos primeiros a ter esgotados os materiais produzidos pelo nosso povo. Tenho muito orgulho dos nossos artistas”, enfatizou.

Ana Beatriz

Ana Beatriz destaca importância da carteira nacional

Segundo Ana Beatriz, a emissão da carteira facilitará a vida dos artesãos, já que a partir de agora eles terão direito a participar de ações da PAB, como feiras e capacitação. “A partir disso, teremos o registro do número de artesãos e trabalhadores manuais. Isso será importante para sensibilizar os municípios no sentido da promoção de políticas públicas, trazendo-os para perto”, afirmou.

Para o superintendente Rodnei Paes, a visita da coordenadora ao Estado mostra o respeito e o valor que os artesãos merecem. Ele acredita que a emissão dessas carteiras colocará os artistas no destaque que tanto lutaram. “Nós estamos trabalhando para melhor atendê-los, e precisamos nos juntar mais para poder discutir melhor como representá-los. Estamos à disposição para receber a todos”, garantiu.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Leandro Morais
Fotos: Leandro Morais
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Rondônia


Compartilhe