28/04/2024

SOCIEDADE

Conferência Estadual de Cultura fomenta debate sobre políticas culturais com ampla participação da sociedade

26 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A CEC tem como objetivo  fomentar o debate sobre políticas culturais

O Governo de Rondônia convocou a 6ª Conferência Estadual de Cultura (CEC). Este é o principal espaço de investigação e formulação de políticas culturais com a participação da sociedade no Estado. O tema deste ano é “Democracia e o Exercício dos Direitos Culturais em Rondônia”. O evento é alinhado com a 4ª Conferência Nacional da Cultura com foco no tema: “Democracia e Direito à Cultura”.

De acordo com o secretario da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Júnior Lopes, os municípios deverão realizar suas Conferências Municipais de Cultura, etapa integrante da 4ª Conferência Nacional de Cultura, até 30 de outubro de 2023. As Conferências Municipais de Cultura, convocadas e regulamentadas pelo poder público municipal, têm um papel fundamental na preparação para a Conferência Estadual. “É crucial que elas estejam em conformidade com os critérios do Regimento Interno da 4ª Conferência Nacional de Cultura”, observou.

OBJETIVOS E EIXOS

A CEC tem como objetivo geral fomentar o debate sobre políticas culturais com ampla participação da sociedade. O foco é fortalecer a democracia e garantir os direitos culturais em todos os níveis federativos, alinhando-os com outras políticas públicas em Rondônia.

Além desse objetivo, o CEC também tem metas específicas que serão debatidas em etapas organizadas em torno de seis eixos temáticos. Alguns desses objetivos incluem ampliar o debate sobre a cultura como política, construir políticas socioculturais que promovam a democracia participativa e avaliar o Plano Estadual de Cultura para propor diretrizes para um novo plano. Os eixos abordam temas como democratização do acesso à cultura, participação social em territórios, diversidade cultural e economia criativa.

Texto: Paulo Amorim
Fotos: Leandro Morais

Cerimônia, Cidadania, Convênios, Cultura, Direitos, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Indígena, Lazer, Serviço, Sociedade, Terceiro Setor, Turismo