Governo de Rondônia
27/04/2024

PROPOSTAS

Conferência Estadual da Juventude elege delegados para a Conferência Nacional

03 de novembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Foi realizada a eleição dos 16 delegados para a conferência nacional

O Governo de Rondônia promoveu a 4ª Conferência Estadual da Juventude nos dias 28 e 29 de outubro em Ji-Paraná. O evento reuniu delegados eleitos em etapas municipais para discutir e propor soluções para questões que afetam a juventude. Os delegados são responsáveis por levar propostas e ideias para a formulação do Plano Diretor da Juventude, um documento crucial que define as diretrizes e políticas públicas.

Propostas discutidas pelos jovens

SOLENIDADE

 

Conforma destacado pela Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), o evento teve solenidade de abertura, onde os participantes expressaram atenção para ações voltadas às comunidades e em todo o Estado. Os delegados se envolveram em grupos de trabalho, onde debateram e elaboraram 12 eixos, entre eles: Cidadania; Educação; Saúde; Cultura; Comunicação e Liberdade de Expressão; Desporto e Lazer; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Território e Mobilidade; Segurança Pública e Justiça; Diversidade e Igualdade; Profissionalização; Trabalho e Renda; e Sistema Nacional da Juventude (Sinajuve).  Os tópicos abordados incluíram direitos sociais, equidade de gênero, prevenção ao uso de drogas e o impacto da tecnologia na vida dos jovens.

Na plenária final, as propostas foram apresentadas e discutidas, e os delegados votaram para determinar quais delas seriam incluídas no Plano Diretor da Juventude. Além disso, durante o evento foram eleitos os delegados que representarão Rondônia na Conferência Nacional da Juventude.

COMPROMISSO

O segundo dia do evento começou com a apresentação das propostas e a eleição dos 16 delegados para a conferência nacional que acontecerá em Brasília, em dezembro. A energia e o compromisso dos participantes foram palpáveis, à medida que escolhiam os jovens que levariam as demandas e soluções de Rondônia para o cenário nacional.

Evento teve apresentação das propostas e eleição dos delegados

O titular da pasta da Sejucel, Júnior Lopes, destacou que, “é uma honra estar aqui na 4ª Conferência Estadual da Juventude, em Ji-Paraná. A juventude é a força da inovação e da mudança, e o Governo de Rondônia está aqui para apoiar cada passo que os jovens dão em direção a um futuro melhor”, disse.

O coordenador da Juventude, Gabriel Barbosa, disse que é satisfatório ver tantos jovens unidos neste evento. “Vamos aproveitar esta oportunidade para que se possa compartilhar ideias, aprendermos uns com os outros. Além da possibilidade de se criar propostas significativas que impulsionem a sociedade”, concluiu.

A representante do município de Rolim de Moura, Sophia Spagnol, relatou que a oportunidade se reveste de extrema importância para o aprimoramento do conhecimento dos jovens. “Uma vez que muitos aspectos que me eram inacessíveis no ambiente escolar foram esclarecidos. A realização da 4ª Conferência da Juventude proporcionou, de maneira significativa, um protagonismo inestimável aos jovens de todo o Estado. A relevância dessa iniciativa promovida pelo Governo de Rondônia se revela fundamental para a formação da juventude.” disse.

Representando também Rolim de Moura, Beatriz Rosseny revelou que achou incrível a temática debatida. “A interação com outros jovens  possibilita a troca de opiniões e pontos de vista diversos. As propostas abordadas foram muito impactantes, o que me permitiu adquirir novos conhecimentos. Tenho a intenção de participar mais vezes e continuar contribuindo para essas enriquecedoras pautas da Juventude”, disse.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Arthur Gusmão
Fotos: Arthur Gusmão
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cerimônia, Cultura, Direitos, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo