EDUCAÇÃO

Comunidade escolar de Guajará-Mirim comemora implantação de Colégio Tiradentes da Polícia Militar na cidade

03 de março de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Aniversário de instalação do Colégio Tiradentes da Polícia Militar X em Guajará-Mirim é comemorado

A direção do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM X), em Guajará-Mirim, realizou na última semana a solenidade em comemoração ao segundo ano de criação e o primeiro ano de funcionamento da unidade de ensino. O evento aconteceu na quadra da escola localizada à Avenida 1º de Maio, 3520, Bairro 10 de Abril, sendo prestigiado pelos profissionais que compõem hoje o quadro do colégio, incluindo policiais militares e os pais. Na ocasião foram entoados pelos 925 alunos do Colégio Tiradentes, os hinos Nacional, de Rondônia e da Polícia Militar (PM).

O diretor do colégio, capitão PM Felipe Fernandes Cota de Araújo, agradecer aos pais pela confiança por acreditarem, considerado por ele, um projeto audacioso. “Tudo isso é possível primeiro, pela graça de Deus, que colocou as pessoas corretas, dedicadas e determinadas para que esse projeto de fato funcione. Estou certo, observando nosso corpo de alunos, que teremos aqui cidadãos respeitadores das leis e que tenham desenvolvido seu potencial e isso certamente refletirá em Guajará-Mirim, no Estado de Rondônia e na nossa nação brasileira”, pontuou.

Pais e autoridades civis e militares prestigiaram evento

“É com a grande emoção e motivação que vemos nascer e o sucesso do Colégio Tiradentes em Guajará-Mirim. É motivo de honra, mas não paramos por aí, o Governo acabou de implantar no município uma Escola Cívico-Militar, Irmã Maria Celeste. Serão agora duas escolas de excelência na Educação, e hoje não comemoramos só um aniversário, mais um marco de vitória. É a transformação de parte da comunidade de nosso município”, declarou o secretário executivo regional da Casa Civil em Guajará-Mirim e Nova Mamoré, Flávio Derzete da Mota.

Com 26 anos de serviço na Rede Estadual de Ensino, o professor Charliton Edson Gomes Brito, falou sobre a satisfação em trabalhar num colégio militar, sendo uma experiência inédita na carreira e comentou sobre a liberdade de atuação do corpo docente. “A credibilidade que temos e podermos executar nosso trabalho à vontade, além da segurança, o compromisso, a ética e profissionalismo aqui é fantástico. Temos de certa maneira a liberdade de nos expressar, diferente do que muita gente pensa que é um colégio ditatorial, na verdade na prática não funciona assim. Temos regras, sim, mas diferente de outras escolas aqui elas são cumpridas e com um ensino de excelência no aprendizado e no conhecimento”.

Durante a solenidade ocorreu a promoção do 3º Sargento PM Leogildo Barbosa Lucas para 2º Sargento da PM.

CRIAÇÃO E INSTALAÇÃO

No dia 17 de fevereiro de 2020 o Governo do Estado assinou os decretos de criação de cinco unidades do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM) no Estado de Rondônia, transformando escolas estaduais em colégios militares, dentre elas a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Alkindar Brasil de Arouca, em Guajará-Mirim, que passou a ser Colégio Tiradentes da Polícia Militar, unidade X, sendo a 10ª escola no Estado.

Devido ao avanço da pandemia em Rondônia, em meados de março de 2020, a ativação do colégio militar no município, devido as restrições sanitárias impostas a toda comunidade.

No ano de 2021 ocorreu de fato a ativação do CTPM X, mesmo que forma remota e obediência ao protocolo sanitário para reduzir o impacto causado pela pandemia no processo do ensino de aprendizagem dos alunos. Um desafio para toda a comunidade escolar, que foi superado pela união, comprometimento e perseverança dos envolvidos. Em 2022 o CTPM X completa o segundo ano de existência, no modelo cívico- militar.

Texto: Minerva Soto
Fotos: Minerva Soto