02/05/2024

PATRIMÔNIO

Com foco em eficiência patrimonial, inventário de bens móveis chega à fase final

04 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O processo começou em Porto Velho, e se estenderá às Coordenadorias Regionais de Ensino e suas jurisdições

O inventário de bens móveis da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) está em fase final. Esse processo, iniciado em 2022, visa aprimorar a gestão de bens móveis, incluindo equipamentos escolares e eletrodomésticos, facilitando o controle patrimonial e a realização de inventários anuais.

A secretária executiva da Seduc e coordenadora do projeto de inventário, Marta Souza ressaltou que, a parceria com a Coordenadoria de Almoxarifado e Patrimônio da Seduc contribuiu para que os trabalhos fossem realizados de forma ágil. “Até o momento, já fizemos o levantamento, a reavaliação e o desfazimento de itens obsoletos ou inservíveis, além da distribuição de materiais represados pela pandemia”, explicou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a dedicação da equipe e o apoio voluntário de diversos servidores, evidenciam as ações do Estado com a eficiência e transparência na gestão dos recursos destinados a uma educação pública de qualidade. “Esse esforço coletivo promete não apenas melhorar a administração dos bens patrimoniais, mas também, otimizar o ambiente educacional nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino”, salientou.

FASE FINAL

Em 2023, a equipe envolvida no projeto expandiu seu propósito, para incluir bens imóveis e material de consumo, preparando-se para a atual fase de 2024, que foca exclusivamente, em bens móveis. O processo começou em Porto Velho, e se estenderá às Coordenadorias Regionais de Ensino (CREs) e suas jurisdições, seguindo um cronograma rigoroso, estabelecido pela Portaria nº 1409, de 30 de janeiro de 2024.

RESULTADO

“A comissão encarregada do inventário realiza diversas atividades essenciais, como a verificação da localização física dos bens, avaliação de seu estado de conservação, e a identificação de itens não tombados, ou não localizados. O resultado será um relatório detalhado sobre o patrimônio, com recomendações para corrigir irregularidades e prevenir riscos futuros”, finalizou Marta Souza.

Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Marta Souza