Governo de Rondônia
24/04/2024

HISTÓRIA

Grupo de Trabalho discutirá instalação do Museu de Rondônia no Palácio Presidente Vargas

27 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Palácio Presidente Vargas, em Porto Velho

Palácio Presidente Vargas, em Porto Velho

A Superintendência Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) realizou nessa terça-feira (26), no auditório do Palácio Presidente Vargas, em Porto Velho, o I Colóquio Museu – Sociedade e Cultura”, coordenado pela Gerência de Cultura.

A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades governamentais, representantes da Universidade Federal de Rondônia (Unir), da Fundação Getúlio Vargas e o público em geral.

Na ocasião, a parceria entre o governo de Rondônia, Unir e FGV foi confirmada e a partir de agora um Grupo de Trabalho passa a coordenar a instalação do Museu do Estado de Rondônia no Palácio Presidente Vargas.

O superintendente de Cultura, Rodnei Paes, abriu a rodada de palestras falando da importância da participação das pessoas e das entidades que marcaram presença.

Após a fala do superintendente, os técnicos especialistas, cada um defendendo o tema de sua especialidade, expuseram sobre “A Importância do Museu para a Sociedade”, com a museóloga Evânia Lima Barros (Unir); “Como Surge um Museu: Plano Museológico e Regimento”, com a museóloga e professora Marcelle Pereira (Unir); “Mero uma história”, com a paleontóloga Ednair Rodrigues (Secel); “Coleções e a Experiência da Curadoria do Mero”, com a arqueóloga e professora Silvana Zuse (Unir); “Museu e Gestão Cultural”, com a arquiteta Silvia Finguenut (FGV); “Plano de Cultura da Unir”, com o professor Alexandre Falcão (Unir) e “Uma Proposta Palácio da Memória”, com o historiador Lucas Veronese Varanda (Secel).

Rodnei Paes palestra ao lado da museóloga Marcelle Pereira

Rodnei Paes palestra ao lado da museóloga Marcelle Pereira

“Esse é apenas o Primeiro Colóquio. Logo estaremos convocando vocês para o segundo”, disse Ednair.

O governador Confúcio Moura há alguns meses provocou a sociedade perguntando, via redes sociais, o que fazer com o Palácio Presidente Vargas quando o gabinete do governador e demais órgãos fossem transferidos para o Complexo Rio Madeira (CPA).

As respostas foram praticamente unânimes, sugerindo que fosse transformado no “Museu da Cultura”. Diante disso, foi realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa e a unanimidade foi confirmada.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Silvio M. Santos
Fotos: Daiane Mendonça e Leandro Morais
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura


Compartilhe


Pular para o conteúdo