Governo de Rondônia
26/04/2024

COMPETIÇÃO

Carmela Dutra realiza gincana entre alunos para melhor aprendizagem da tabuada

24 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Os dados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), divulgados neste mês pelo Ministério da Educação (MEC), mostram que as regiões Norte e Nordeste têm os piores resultados. Na avaliação de matemática, 11,76% e 13% dos alunos estiveram no patamar mais alto nas regiões Norte e Nordeste, enquanto nas regiões Sul e Sudeste foram 32,55% e 36,13%, respectivamente. Com o objetivo de melhorar esses resultados,  os alunos do Ensino Fundamental do Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra, de Porto Velho, estão participando nesta semana da Gincana da Matemática, promovida pelos professores.

A trilha é um dos jogos que fazem parte da gincana, onde vence quem responde corretamente

A trilha é um dos jogos que fazem parte da gincana, onde vence quem responde corretamente

A gincana consiste em trilhas, boliches, bolões e cartas como brincadeiras que visam melhorar a memorização da tabuada. Nesta quinta-feira (24), alunos dos 8º e 9º anos estão na disputa.

Segundo o professor de matemática, Álvaro Magalhães, a tabuada é a base para desenvolver os cálculos matemáticos. “A memorização da tabuada é importante para que o aluno resolva problemas mais complexos e também porque quando o estudante for participar de um concurso público não terá em mãos um smartfone com internet para ajudá-lo nas questões”, destacou Magalhães, explicando que embora tenha recursos tecnológicos à disposição, em determinados momentos é a capacidade intelectual que fará a diferença.

Conforme a idealizadora e coordenadora da Gincana da Matemática, Auzemir Ferreira, os jogos são realizados após a semana de avaliação para descontrair os alunos aprendendo. “Sair da sala, competir e jogar são estratégias para desenvolver a memória matemática dos alunos”, disse, ao destacar a importância da tabuada na resolução de problemas matemáticos.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Fabio Arantes
Fotos: Quintela
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação


Compartilhe


Pular para o conteúdo