Governo de Rondônia
28/04/2024

AÇÕES DA SEMANA

Avanço nas obras do “Tchau Poeira”, chegada de doses de vacina contra covid-19 e economia são destaques da semana

10 de junho de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Ações do projeto “Tchau Poeira” estão sendo intensificadas e acompanhadas pelo Poder Executivo pela Capital e interior do Estado

Nesta semana, o Governo de Rondônia começou visitas às obras municipalistas que estão acontecendo em Porto Velho, por meio do projeto “Tchau Poeira”, que tem o objetivo de levar asfalto e qualidade de vida aos 52 municípios de Rondônia. Além da Capital, obras de de recapeamento foram verificadas pelo Executivo Estadual em outras regiões do Estado.

A chegada de doses de reforço para o enfrentamento da covid-19, bom como aumento das exportações, empregabilidade e acordo de cooperação, são alguns dos principais destaques da semana no Poder Executivo.

INFRAESTRUTURA

Em Porto Velho, o recapeamento asfáltico da Avenida Mamoré foi concluído

Com mais de R$ 200 milhões em recursos destinados para a realização de serviços de recapeamento e asfaltamento pelo projeto “Tchau Poeira” em Porto Velho, o Governo de Rondônia está promovendo ações por toda a Capital rondoniense, para beneficiar diretamente a população.

Matéria na íntegra

MICRORREVESTIMENTO

O microrrevestimento asfáltico a frio vem sendo utilizado em muitas obras pelo Departamento Estadual de Estradas Rodagem e Transportes – DER nas rodovias estaduais, ruas e avenidas no perímetro urbano em diversas cidades do Estado de Rondônia.

Matéria na íntegra

EXPORTAÇÃO

A retomada da economia em Rondônia vem demonstrando resultado. O Estado apresenta um aumento de 45% nas exportações no primeiro quadrimestre de 2022, comparado com o mesmo período do ano anterior, aumento que soma o valor de mais de U$ 903.3 milhões, de acordo com o sistema para Consultas e Extração de dados do Comércio Exterior Brasileiro – Comex Stat do Governo Federal.

Matéria na íntegra

DOSE DE REFORÇO

Imunizantes chegam para reforço contra a covid-19

A Rede Estadual de Frios da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa recebeu na quinta-feira (9), do Ministério da Saúde – MS, 51.480 doses de imunizantes da Pfizer para atender as salas de vacinas dos 52 municípios.

Matéria na íntegra

EMPREGABILIDADE

Com a finalidade de oferecer qualificação profissional, o Programa “Geração Emprego” do Governo de Rondônia, até o momento, já cadastrou 963 empresas e mais de 19 mil currículos, disponibilizando quase 3.500 vagas de empregos. Coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec, o programa surgiu da necessidade de reverter o dano causado aos trabalhadores e classe empresarial, no período mais crítico da pandemia do coronavírus.

Matéria na íntegra

CIDADANIA

O acordo de cooperação para realização da operação do projeto Rondon em 2023 foi assinado na tarde desta quinta-feira (8), pelo Governo de Rondônia, Ministério da Defesa – MD e gestores de municípios do Estado. A solenidade ocorreu no auditório Jerônimo Santana, do Palácio Rio Madeira – PRM, em Porto Velho.

Matéria na íntegra

ASSISTÊNCIA

Vinculado à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, até maio deste ano, o programa “Crescendo Bem” atendeu a 1.797 famílias de 28 dos 52 municípios de Rondônia. Outros sete municípios já aderiram ao “Crescendo Bem”, porém ainda não iniciaram a execução.

Hospital Infantil está em reforma e pacientes foram transferidos para Hospital de Base

Matéria na íntegra

OBRAS

Para dar início aos serviços de recuperação e instalação do novo forro modular do Hospital Infantil Cosme e Damião, a direção da unidade realizou na segunda (6) e terça-feira (7), a transferência de 46 pacientes para o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, em uma ala onde funcionava a antiga clínica médica.

Matéria na íntegra

CAPACITAÇÃO

A atenção primária direcionada às pessoas idosas é o tema da capacitação que os profissionais da saúde vão participar no próximo semestre deste ano, em Rondônia. A ação do Ministério da Saúde – MS, em parceria com o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual de Saúde – Sesau será ofertada para gestores estaduais e municipais que atuam nas regionais de saúde e na Atenção Primária à Saúde – APS.

Matéria na íntegra

AÇÕES

Neste ano, o Governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, iniciou um plano de ação para zerar a fila de espera pelo procedimento de frenectomia, que consiste em remover tecido fibroso (tipo membrana), presente na língua. A fila para realizar a cirurgia chegou a 2.309 pacientes de municípios rondonienses no entorno da região de Cacoal.

Matéria na íntegra

RECONHECIMENTO

Fortalecimento da democracia é destaque na comemoração no Dia Nacional da Liberdade de Imprensa

O Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, comemorado na terça-feira (7), foi marcado pelo reconhecimento do trabalho dos profissionais da comunicação pela Polícia Militar de Rondônia – PMRO. Em solenidade no Comando-Geral da corporação, em Porto Velho, militares envolvidos na divulgação do trabalho da instituição e a imprensa receberam a Medalha Mérito Comunicação Social.

Matéria na íntegra

LEILÃO

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia – Detran/RO abriu Edital para leilão eletrônico N° 090 de veículos removidos de pátios das Circunscrições Regionais de Trânsito – Ciretrans. O período de lances será a partir das 7h30 do dia 23 de junho, encerrando às 13h30 do dia 24. Os  interessados em participar do certame deverão se cadastrar no período de 6 a 20 de junho, no  portal virtual   https://leilaoonline.detran.ro.gov.br/, observando as regras e aceitando as condições de vendas estabelecidas no edital.

Matéria na íntegra

INVESTIMENTO

A Segurança Pública tem sido uma das prioridades do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec. A pasta acumula um cenário positivo de ações, projetos e investimentos a exemplo de entrega de novas viaturas e armamentos para a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Técnico-Científica – Politec.

Matéria na íntegra

CONSOLIDAÇÃO

A Oficina Estadual para Fortalecimento e Implantação de Grupos de Autocuidado – GAC em Hanseníase, aconteceu nesta semana em Porto Velho, com ações do Governo de Rondônia, em parceria com Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, NHR Brasil e Universidade de Pernambuco – UPE.

Objetivo das contratações é ampliar oferta de capacitação profissional em todo Estado

Matéria na íntegra

OPORTUNIDADE

Estão abertas as inscrições para três editais de contratação temporária do Governo de Rondônia, para atuação no Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – Idep, como instrutor de cursos e outras áreas, em todo o Estado. Os editais foram publicados no Diário Oficial de Rondônia na segunda-feira (6).

Matéria na íntegra

INSCRIÇÕES

Estão abertas até 17 de junho, as inscrições para cursos profissionalizantes do Governo do Estado, por intermédio do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – Idep, na modalidade remota. Os cursos são gratuitos e acontecem na plataforma do Google Classroom, sendo duas horas na modalidade remota e duas horas com atividades. Para se inscrever é preciso ter pelo menos 14 anos e escolaridade mínima de Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano).

Matéria na íntegra

SERVIÇO VOLUNTÁRIO

A Secretaria de Estado da Educação – Seduc publicou na sexta-feira (3), no portal a divulgação e homologação do resultado final do Processo Seletivo Simplificado para o Programa “Amigo Voluntário do Educando”. No total, foram ofertadas 555 vagas para vários municípios rondonienses.

Indústria já instalada no Distrito Industrial de Porto Velho

Matéria na íntegra

INDÚSTRIA

Para estimular os investimentos em Porto Velho e promover a geração de emprego, foi lançado nesta semana, o edital de chamamento público para doação de áreas com encargos no Distrito Industrial, por meio do programa de “Incentivo Locacional” do Governo de Rondônia, executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec.

Matéria na íntegra

TRÂNSITO SEGURO

Ações de orientação do projeto “Trânsito Seguro” estão acontecendo todas as quartas e quintas-feiras à noite, na cidade de Porto Velho. As atividades estão sendo desenvolvidas pelo Departamento Estadual de Trânsito – Detran, por meio da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito – Dtet, em parceria com a Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito – Dtfat e a Polícia Rodoviária Federal – PRF.

Matéria na íntegra

ESPORTE

Uma vez por semana Kauan Andrade de 18 anos treina bocha paralímpica no Ferroviário Atlético Clube em Porto Velho, defendendo o Rondônia Clube Paralímpico – RCP. O paratleta da classe BC2, que também treina em casa com o apoio da mãe Suelen Cardoso, conquistou o ouro no 1° Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica, representando Rondônia. Além dele, o paratleta Lucas Francisco, de 19 anos, da classe BC1 que treina no município de Ji-Paraná, também garantiu o bronze.

Matéria na íntegra

MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA 

Pela primeira vez o ensino médio chega aos alunos da aldeia Ricardo Franco

A cerca de 370 km da cidade de Guajará-Mirim, e com acesso via fluvial, a aldeia Ricardo Franco, localizada às margens do rio Guaporé recebeu o Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica. Os 46 alunos matriculados na Escola Indígena Estadual de Ensino Fundamental e Médio 5 de Julho – serão atendidos.

PROCESSO SELETIVO

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas – Segep convoca os novos professores Classe “C” e técnicos educacionais para atender as unidades de ensino em 18 cidades. O Edital n° 138 de 2022 refere-se à décima convocação de candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, regido pelo Edital n° 199 de 2021. As vagas foram distribuídas em ampla concorrência e para Pessoa Com Deficiência (PCD).

Matéria na íntegra

DIGITAL

Concretizando a transformação digital por meio de soluções inteligentes com o uso da tecnologia, a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic realizou o registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, de propriedade intelectual de dez soluções digitais desenvolvidas pela Setic.

Matéria na íntegra

Obras do novo quartel em Guajará-Mirim estão em fase final

CORPO DE BOMBEIROS

As obras do novo quartel do Subgrupamento Independente Militar do Corpo de Bombeiros, em Guajará-Mirim estão 60% concluídas. O investimento no novo quartel é de R$ 1.223.585,45 (um milhão, duzentos e vinte e três mil, quinhentos e oitenta e cinco reais e quarenta e cinco centavos) com acomodações para atendimento ao público e desenvolvimento do trabalho dos bombeiros militares.

Matéria na íntegra

FORÇA-TAREFA

A Secretaria de Estado da Saúde – Sesau divulgou dados que apontam que somente no mês de maio deste ano, mais de 2.700 atendimentos de urgência e emergência foram realizados no Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II, em Porto Velho. Vidas que foram salvas, graças ao comprometimento e atendimento rápido das equipes plantonistas. Os números refletem o resultado de uma força-tarefa realizada pelo Governo de Rondônia, coordenada pela Sesau.

Matéria na íntegra

BANCO DE SANGUE

Logo após a coleta, o doador de sangue alimenta-se e despede-se dos profissionais do Banco de Sangue, a partir desse momento, iniciam-se os trabalhos dos servidores nos setores de processamento de sangue, sorologia, imunohematologia, controle de qualidade e agência transfusional. Esse processo ocorre em Rondônia, nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena e é regido por uma legislação específica para serviços de hemoterapia.

Matéria na íntegra

SEGURANÇA ESCOLAR

Serão oferecidos serviços de vigilância patrimonial ostensiva, armada e desarmada

O Governo de Rondônia renovou por mais seis meses, oito contratos com empresas especializadas para a prestação de serviço de vigilância patrimonial ostensiva, armada e desarmada, nas unidades educacionais da Rede Pública Estadual. Os contratos abrangeram 108 escolas e um almoxarifado dentre os 28 municípios.

Matéria na íntegra

MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

Com objetivo de promover a socioeducação como medida de inclusão social, a Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo – Fease realizou na terça-feira (7), o projeto “Voo da Esperança”, que coloca em prática o aeromodelismo, desenvolvido para os socioeducandos, em Porto Velho.

Matéria na íntegra

REFERÊNCIA NACIONAL

Na terça-feira (7), os diretores de quatro escolas cívico-militares de Rondônia participaram do encontro de Replanejamento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares – Pecim e da XVI Capacitação das Escolas Cívico-Militares – Ecim, em Brasília. Duas escolas receberam certificação de níveis básico e intermediário. O programa é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, junto à adesão do Governo de Rondônia.

Matéria na íntegra

CONHECENDO A HISTÓRIA

“Caminhos do Conhecimento” tem objetivo de aprofundar conhecimento na história regional

Alunos do 1° ano do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, Unidade X de Guajará-Mirim estiveram visitando locais históricos e turísticos em Porto Velho, capital do Estado.

O Projeto denominado “Caminhos do Conhecimento”, tem como finalidade aprofundar os vários saberes da história regional.

 Matéria na íntegra

SERVIÇO ESPECIALIZADO

A partir do mês de junho, a Secretaria de Estado da Educação – Seduc inicia a utilização do Portal de Atendimento de Tecnologia – GLPI, implementada pela Superintendência Tecnologia de Informação e Comunicação – Setic. A plataforma de código aberto, Gerenciamento Livre de Parque de Informática – GLPI, permite que as demandas de solicitações e serviços de atendimentos especializados, realizadas pelos servidores dentro das secretarias do Governo de Rondônia, aconteçam de maneira mais intuitiva e automatizada.

Matéria na íntegra


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Secom
Fotos: Frank Néry, Ésio Mendes, Daiane Mendonça, Ítalo Ricardo, Célia Maciel
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Convênios, Cursos, Economia, Edital, Educação, Esporte, Evento, Fiscalização, Governo, Indústria, Infraestrutura, Legislação, Obras, Pandemia, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo