CIDADANIA

Aula inaugural do Programa Educacional Bombeiro Mirim é realizada no município de Guajará-Mirim

07 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A aula inaugural reuniu os novos participantes do programa, autoridades e familiares

O Governo de Rondônia, por meio do 2° Subgrupamento do Corpo de Bombeiros Militar, no município Guajará-Mirim (conhecido como a Pérola do Mamoré), realizou na terça-feira (6), a aula inaugural do Programa Educacional Bombeiro Mirim – Proebom 2023, que conta com a parceria da Secretaria de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, disponibilizando a farda e materiais didáticos, juntamente à Secretaria de Estado da Educação – Seduc, que disponibiliza  alimentação e estrutura aos participantes.

Foram disponibilizadas 30 vagas, e mais 10 de reserva. O comando do Corpo de Bombeiros em Guajará-Mirim e parceiros selecionaram alunos de 10 a 13 anos, completos, até a data da inscrição; do 6º ano escolar, que pertencem ao quadro da Escola Estadual Capitão Godoy. Os estudantes passaram por profissionais da saúde, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do município.

Em Rondônia, o Programa Educacional Bombeiro Mirim está sendo coordenado pelas unidades militares, nos seguintes municípios: Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Ouro Preto, Rolim de Moura e Vilhena. Os novos membros do Proebom terão a oportunidade de participar dos treinamentos de técnicas de primeiros socorros, salvamento aquático, educação física, prevenção de incêndios e instruções de nós e amarrações; além de práticas esportivas e sócio-recreativas. Os alunos, em sua maioria, serão instruídos pelos membros da Corporação.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o programa vem ao encontro das ações que podem transformar a vida dos alunos. “Esse é um projeto de resgate e proteção social realmente transformador. O objetivo é capacitar as crianças para agirem de maneira preventiva e reforçando valores de cidadania e civismo”, disse.

Novos membros do Programa Bombeiro Mirim

O coordenador do Proebom, capitão BM Josimar Ribeiro Bragado, foi o fundador do projeto em Rondônia e hoje representa o programa, “que visa desenvolver nas crianças e adolescentes, valores como: ética, respeito, valorização e preservação do meio ambiente, compromisso com as ações, disciplina e ações básicas de saúde. Mas para que tudo isso seja repassado aos alunos é preciso que os pais sejam parceiros”, concluiu.

APRENDIZADO

Para o comandante do Subgrupamento, tenente BM Raimundo Pinto dos Santos, o Proebom é um desafio, mas no final há uma grande recompensa. “Meus agradecimentos aos pais, pois sem a autorização dos mesmos não seria possível a participação dos alunos. Sempre vamos primar pela segurança dos bombeiros mirins. Se houver um mínimo risco, a atividade não será executada. Conto com o apoio e participação dos bombeiros mirins, principalmente sabendo que, em outro horário os mesmo estarão em sala de aula. Mas, não esqueçam que outros estarão adquirindo conhecimentos conosco”, destacou.

“Rondônia possui 13 Colégios da Polícia Militar e mais dois do Corpo de Bombeiros, sendo ao todo, 15 unidades para auxiliar na formação e nos conhecimentos de todas essas crianças e adolescentes que estão passando por esse processo, além das Escolas Cívico Militar, totalizando 26 escolas trabalhando neste modelo. Estamos nos esforçando para aumentar esse número, no município de Guajará-Mirim. As parcerias entre as instituições do Estado tornaram possível a concretização do Programa”, ponderou o titular da Secretaria Executiva Regional da Casa Civil, Flávio Derzete da Mota.

Autoridades participaram da aula inaugural do projeto

O evento aconteceu no auditório do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – CTPM X, com a participação da gerente regional da Seas, Ana Clecia Souza Gomes; do diretor do Colégio Tiradentes, major PM, Felipe Fernandes Cota de Araújo; do diretor da Escola Capitão Godoy, Edson Alves; representando a Câmara de Vereadores, o vereador William Souza Chaves; da representante do Conselho Tutelar, Maria Zeneide do Nascimento; do grupamento do Corpo de Bombeiros; pais; e alunos.

PROGRAMA EDUCACIONAL

O Projeto Bombeiro Mirim foi criado no dia 17 de março de 2003, em Guajará-Mirim, quando o capitão BM Bragado esteve lotado na unidade. A última turma de bombeiro mirim, em Guajará-Mirim, foi formada no ano de 2019, quando por conta da pandemia o projeto parou, retornando neste ano, com a denominação de Programa Educacional Bombeiro Mirim. O objetivo é contribuir na formação das crianças e adolescentes, utilizando como referência; valores de cidadania e civismo, como: ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente, compromisso com as ações básicas de saúde.

Texto: Minerva Soto
Fotos: Minerva Soto

Assistência Social, Capacitação, Cerimônia, Cidadania, Cursos, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Meio Ambiente, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Sociedade, Transporte