28/04/2024

ESTUDANTES

Atividades recreativas marcam fim do ano letivo na Escola Estadual Dom Pedro I, em Porto Velho

20 de dezembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A programação iniciou com um show de talentos das Ginastas do CTDE Dom Pedro I com apresentações em tributo ao Rei do Pop Michael Jackson

Diversas atividades recreativas para os estudantes celebrarem o fim do ano letivo de 2023, foram apresentadas na Escola Estadual Dom Pedro I, localizada no município de Porto Velho. O evento foi marcado com show de talentos, entregas de certificados, premiações e desfile de fantasias, na quinta-feira (14). A escola conta com 464 alunos do ensino fundamental e médio. De iniciativa da gestão da escola, com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Porto Velho.

Dentre as atrações, a programação iniciou com um show de talentos das Ginastas do Centro de Treinamento de Desporto Educacional (CTDE) Dom Pedro I, com apresentações em tributo ao Rei do Pop, Michael Jackson. O projeto atende 60 ginastas da Rede Pública e é conduzido pela professora de Educação Física e técnica de ginástica rítmica, Francimeire Lavareda.

Após o fim da apresentação, foi entregue certificados do Projeto Guardiões do Meio Ambiente, oriunda de parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema). A manhã contou também com premiação da gincana de final de ano e do desfile de fantasias.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o esporte e a educação tem recebido incentivos no sentido de que uma área contempla outra. “O esporte dentro das escolas é fator de mudança social e tem seu papel muito bem fixado no desenvolvimento integral do ser humano”, ressaltou.

ESTUDO EM PRIMEIRO LUGAR

Segundo a professora, Francimeire Lavareda, responsável pelo CTDE da escola Dom Pedro I, o projeto exige das ginastas a apresentação das notas todo fim de bimestre, como requisito para continuar nos treinamentos. O centro conta com um trabalho de inclusão social abrangendo atletas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno de Espectro Autista (TEA).

“O esporte é inclusivo, oferecemos oportunidade a todos para aproveitarem e praticarem a modalidade, sem deixar de lado os estudos. Inclusive, com a abrangência do projeto e através da prática esportiva, conseguimos atuar na formação do caráter desses estudantes”, destacou Francimeire.

Texto: Emanuelle Pontes
Fotos: Júlio André

Cultura, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Rondônia, Serviço