Governo de Rondônia
29/03/2024

CHAMAMENTO PÚBLICO

Artesãos interessados em comercializar produtos no Flor do Maracujá tem até o dia 26 para efetuar inscrição

22 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Os trabalhos dos artesãos são parte da cultura regional

A riqueza cultural rondoniense está presente nos mais diversos tipos de manifestações culturais. Para reforçar esta afirmação, o governo de Rondônia, por meio da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), abre um chamamento público a fim de convidar artesãos e trabalhadores manuais para participar da 38ª edição do Arraial Flor do Maracujá, que acontece de 28 de junho a 7 de julho no Parque dos Tanques em Porto Velho.

De acordo com o edital nº 7/2019 publicado no dia 17 de maio no Diário Oficial de Rondônia, página 289 serão disponibilizadas para este chamamento 25 vagas para artesãos ou trabalhadores manuais, de forma individual.

Para a comercialização dos produtos, o governo, em parceria com a prefeitura de Porto Velho,  disponibilizará cinco tendas medindo 10m x 10m cada, com área total de 500m².

Segundo o superintendente da Sejucel, Jobson Bandeira, o Arraial Flor do Maracujá tem uma importância gigantesca para a cultura popular. “O Flor do Maracujá já é a maior festa do folclore rondoniense. Estamos saltando para um das mais importantes da região Norte. O governo precisa acompanhar isso e fortalecer os segmentos culturais, esse é o caminho. O lindo trabalho dos artesãos não pode ficar fora dessa festa, eles farão do arraial um grande mosaico de cores e emoções”, disse.

Com a preocupação de transformar a arte em fonte de renda para os artesãos, o governo do Estado investe em ações de comercialização do artesanato, através do Programa do Artesanato Brasileiro de Rondônia (PAB – RO). Além de forte característica cultural e grande ligação com setor turístico, o artesanato vem se tornando um importante segmento da atividade econômica no Estado.

CONTRAPARTIDA

Em contrapartida ao espaço cedido pelo governo, os artesãos selecionados deverão prestar o serviço de produção e ornamentação de todo o espaço do arraial. O tema da ornamentação será Junino e Boi Bumbá.

Jobson ressaltou que os artesãos fazem um trabalho brilhante e que, pelas mãos desses artistas manuais, teremos um espaço cheio de cores e brilho. “Conheço os trabalhos de alguns artesãos, e vejo que Rondônia tem mão de obra de encher os olhos e tornar o Arraial Flor do Maracujá em uma linda festa”, disse.

Os interessados em participar da seleção devem preencher e assinar o formulário de inscrição, mais os documentos exigidos, e enviar para o endereço eletrônico: artesanatoPAB@gmail.com  até 23h59 do dia 26 de maio de 2019, com o seguinte assunto: SELEÇÃO DE ARTESÃOS E TRABALHADORES MANUAIS “ARRAIAL FLOR DO MARACUJÁ/2019. Informando, ainda, no corpo do e-mail nome completo do interessado e, em anexo, a ficha de inscrição assinada e os documentos citados no edital.

Leia mais:

 Estado anuncia investimentos para o Arraial Flor do Maracujá e parceria com grupos em busca de patrocínios

 Arraial Flor do Maracujá cresceu nas quadras escolares e mantém viva a tradição do boi-bumbá, que vem de 1920 em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Leandro Morais
Fotos: Leandro Morais e Aquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo