Governo de Rondônia
23/12/2024

CULTURA

Aprimoramento da política cultural é palavra chave durante a abertura da IV Conferência Estadual de Cultura em Cacoal

19 de outubro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Evento teve início na sexta-feira (18), em Cacoal

O Governo de Rondônia vem adotando medidas para o fortalecimento da política cultural em todo o estado. Prova disso é a realização da IV Conferência Estadual da Cultura que teve inicio na noite de sexta-feira (18), em Cacoal.

Cerca de 250 participantes lotaram o salão do Cacoal Selva Park, local escolhido para sediar o evento, e fizeram do primeiro momento do encontro uma mostra do que será até domingo(20).

Com o tema “Políticas Públicas, desafios dos sistemas de cultura”, a Conferência abre um espaço de debate democrático com o objetivo de extrair um novo rumo ao segmento em Rondônia.

De acordo com superintendente estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Jobson Bandeira, o evento vem para fortalecer o segmento da cultura em Rondônia. “Com a conferência, o Governo pretende resgatar a autoestima dos artistas que lutam por dias melhores e fazem da arte o seu bem-estar e seu sustento”.

Vice-governador destacou a importância da cultura para Rondônia

O vice governador de Rondônia, José Jodan, também esteve na solenidade de abertura e se mostrou empolgado ao conhecer os artistas e multiplicadores culturais. Segundo Jodan, a cultura rondoniense é rica e precisa ser valorizada. “Rondônia é um dos estados mais ricos em cultura. Nós, do Governo de Rondônia, temos o dever de apoiar esse povo que nos representa e leva nossa bandeira a outros estados e nações, através de suas artes”.

Vanderlei Lourenço, presidente da Fundação Palmares, que veio para ministrar a palestra sobre a “Política de fomento e promoção da Cultura Afro-brasileira”, falou da importância da participação no encontro. “Gostaria de manifestar a minha satisfação em participar deste encontro pelo fato de uma Conferência Estadual de Cultura abrir espaço para o recorte racial da cultura negra pra se falar de sua importância na sociedade. Rondônia está de parabéns por dar o espaço devido a quem quer falar e criar situações de melhorias à política pública”, enfatizou.

Após a solenidade de abertura, aconteceu a leitura do regimento interno que deu inicio aos trabalhos. Entre os eixos de discussões da IV Conferência estão: Cultura Indígena, Sistemas de Cultura,  Cultura Afro-brasileira e a revisão do Plano Estadual de Cultura.

Leia mais:

Conferência Estadual da Cultura começa nesta sexta-feira, em Cacoal


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Leandro Morais
Fotos: Leandro Morais
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cerimônia, Cultura, Economia, Educação, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo