Governo de Rondônia
25/04/2024

EDUCAÇÃO

Alunos que precisam de atendimento especializado no Enem devem solicitar até sexta-feira (17)

14 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Os alunos da rede estadual de educação de Rondônia que irão fazer a prova do  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 e precisam de atendimento especializado e específicos têm até a próxima sexta-feira (17) para solicitar.

O secretário de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), professor Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, orienta os gestores escolares e professores das escolas estaduais para que comuniquem essa determinação aos candidatos que farão a prova.

O atendimento individualizado não se restringe a gestantes, lactantes, idosos e deficientes físicos e são contemplados os alunos com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência intelectual (mental), surdez, surdocegueira,dislexia, déficit de atenção, autismo e discalculia (pessoa que possui pouca habilidade em compreender e manipular números).

Para ter um atendimento personalizado, os alunos devem informar, no ato da inscrição, qual auxílio necessitam e outro detalhe é que podem pedir uma hora a mais para resolver questões.

Além de comprovar as necessidades especiais por meio de laudos médicos, os candidatos recebem ligações dos funcionários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) após a solicitação e o encerramento do prazo das inscrições para confirmar o auxílio requerido e a necessidade de tempo extra dependendo do tipo e do grau da deficiência.

O Ministério da Educação (MEC) vai oferecer provas em braile,tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), provas com letras ampliadas e super ampliadas, guia-intérprete para pessoas com surdocegueira, auxílios para leitura e transcrição, leitura labial, tempo adicional, sala de fácil acesso e mobiliário acessível.

Para gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar — aqueles que têm o seu processo de escolarização no interior de uma instituição hospitalar e que está na condição de estudante internado para tratamento nos dias de prova —, os recursos serão oferecidos conforme as necessidades do inscrito.

A lactante, por exemplo, poderá levar para o local de prova um acompanhante responsável por cuidar do seu filho entre os períodos em que ela não estiver amamentando. Os estudantes em classe hospitalar poderão fazer o exame no seu ambiente de tratamento.

As inscrições do Enem 2019 estão abertas e podem ser feitas até às 23h59 de 17 de maio.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo