Governo de Rondônia
19/04/2024

EDUCAÇÃO

Alunos de escolas da Rede Estadual de Ensino participam de palestra com temas sobre Paz, Cidadania e Família

11 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Palestrou na Escola Cívico Militar Irmã Maria Celeste, o presidente da subseção de Guajará-Mirim, Erick Allan da Silva Barroso

Com objetivo de falar com os alunos da Rede Estadual de Ensino do Estado de Rondônia sobre temas como: paz, cidadania, escola e família, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia – OAB/RO promoveu na quarta-feira (10), um evento durante todo o dia, em mais de 400 escolas em todo o Estado. A ação tem o incentivo do Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, atingindo aproximadamente 200 mil estudantes, que tiveram a oportunidade de conhecer mais acerca desses assuntos.

O Governo de Rondônia vem desenvolvendo ações para movimentar a questão da não violência no ambiente escolar e conta com a parceria de órgãos para somarem neste trabalho, e a OAB se fez presente, garantindo assim, a informação e discussão acerca dos principais problemas que envolvem toda sociedade, no que tange às questões sobre violência, no âmbito do Direito.

Em Guajará-Mirim e Nova Mamoré, as escolas da Rede Estadual de Ensino, receberam simultaneamente a presença dos advogados da OAB. Os profissionais são voluntários e ministraram a palestra sobre o tema: “Advocacia pela Paz nas Escolas”, voltada para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.

A iniciativa contou com advogados voluntários, representa uma união de forças ao movimento pela paz nas escolas

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o governo tem atuado com a execução de ações  para manter a paz nas escolas. “Neste momento em que se fala de paz nas escolas, o que nós fizemos foi promover ações em prol da cidadania junto às secretarias de Estado, Polícias, OAB, instituições e a sociedade”, ressaltou.

O evento faz parte de uma série de ações promovidas pela OAB Rondônia, com o intuito de levar discussão sobre cidadania e direitos humanos à comunidade escolar. O presidente da subseção de Guajará-Mirim, Erick Allan da Silva Barroso, abraçou a causa e juntamente a outros membros da OAB/RO, nos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré estiveram nas escolas.

O presidente da subseção, acompanhado do advogado guajaramirense André Ferreira da Cunha Neto palestraram para mais de 400 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irmã Maria Celeste.

“Hoje trouxemos o tema advocacia pela paz, que é um conjunto de esforços da advocacia rondoniense pela paz nas escolas. Apresentamos conceitos básicos sobre cidadania, direitos e a importância de exercer cidadania pelo cumprimento e exercício dos direitos, inclusive como combate à onda de violência que infelizmente vem assolando nosso país”, disse o presidente.

Alunos e servidores da escola participaram da palestra

Para a coordenadora da Regional de Educação – CRE, em Guajará-Mirim, Eunice Oliveira Pires Santos, gerar paz e tranquilizar os estudantes são metas. “O objetivo do projeto é além de dialogar, propagar a paz entre os alunos. Queremos mostrar aos estudantes que a escola é sim um lugar seguro e que está pronto para recebê-los“, reforçou.

A aluna do 1º ano da Escola Cívico-Militar Irmã Maria Celeste, Bruna Gonçalves Pauli, viu com muito aprendizado a palestra. “A palestra foi bastante eficiente. É muito bom saber nossos direitos e deveres, muito bem explicativa, vou levar para toda a vida”, enfatizou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Minerva Soto
Fotos: Minerva Soto
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Direitos, Educação, Evento, Governo, Justiça, Legislação, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo