Governo de Rondônia
29/03/2024

CULTURA

Agremiações folclóricas recebem repasse financeiro de incentivo do Governo de Rondônia para o Arraial Flor do Maracujá

30 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Neste ano, 32 agremiações estarão participando do evento, com apresentações de grande prestígio do público

A maior festa folclórica de Rondônia voltará a ser realizada neste ano, após ser interrompida em 2019, devido à pandemia. O arraial Flor do Maracujá, que vai acontecer do dia 23 de junho a 2 de julho, no Parque dos Tanques, em Porto Velho, vai contar com apresentações de grupos folclóricos do Estado, mantendo viva as tradições artísticas.

Nesta semana, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, promoveu uma reunião com os representantes das 32 agremiações folclóricas, que estarão fazendo apresentações durante o Flor do Maracujá, para fazer um repasse financeiro de incentivo à cultura no Estado.

O titular da Sejucel, Júnior Lopes destacou que, o recurso foi destinado às equipes, por meio do Fundo Estadual da Cultura – Fedec. “O Flor do Maracujá é um evento tradicional de Porto Velho e tem reconhecimento em todo o Estado de Rondônia. Estamos voltando as nossas atenções a este evento, e nos empenhando para que seja um sucesso, pois muitas pessoas têm esperado por este momento para poder prestigiar o arraial como um todo”, declarou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o incentivo aos grupos folclóricos fomenta o apoio à cultura em diversas áreas. “O Arraial Flor do Maracujá é um patrimônio imaterial do nosso Estado, e as expectativas para a realização deste importante evento, são grandes. Além de movimentar os grupos folclóricos tradicionais do Estado, o objetivo é manter vivas, as tradições artísticas, e também promover o desenvolvimento econômico e turístico, com a presença de visitantes do interior do Estado e de outras localidades”, destacou.

RECURSO

Segundo o secretário da Sejucel, Júnior Lopes, esta é a primeira vez na história do Arraial Flor do Maracujá, que as agremiações folclóricas que irão participar do evento, receberam recursos de incentivo. O valor de R$ 600 mil foi entregue e será dividido entre as 33 equipes para a confecção dos figurinos dos brincantes, para os dias de apresentação. “Nossa premissa é resgatar a cultura do nosso Estado, sendo um incentivo para que se apresentem da melhor forma possível durante o Flor do Maracujá. A importância disso transcende até mesmo uma apresentação. É algo enraizado, para deixar na memória da população a tradição existente em nossa cidade”, disse.

NOVIDADES

A coordenadora de Cultura da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, Madma Dias comentou que, pela primeira vez, haverá premiações para as equipes campeãs e às melhores personagens do Arraial Flor do Maracujá. “As premiações para as equipes e personagens serão em cachê e além disso, o recurso entregue vai servir também, para pagar todas as comissões que estão atuando na organização da competição dentro do arraial”, finalizou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Richard Neves
Fotos: Leandro Morais e Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Lazer, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo