26/04/2024

CIDADANIA

Abertas as inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro 2015

14 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

convenio_transporte escolar_cone sul_publico cerejeiras (4)

Alunos da rede estadual de ensino

Estão abertas as inscrições para participação da 12ª Edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), realizado anualmente pela Câmara dos Deputados. A informação foi prestada nesta quarta-feira (13) pela secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, grande incentivadora para que os estudantes da rede estadual participem do programa.

O Programa Parlamento Jovem Brasileiro é voltado para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas ou particulares, que te­nham entre 16 anos e 22 anos. Para participar do programa, o estudante interessado deverá elaborar um Projeto de Lei e encaminhá-lo à seleção para o in­gresso no PJB/2015.

O PJB, segundo Gavioli, é um programa de educação para o desenvolvimento da cidadania que propicia a oportunidade para que os estudantes compreendam, na prática, qual é o papel do Poder Legislativo, em especial, da Câmara dos Deputados, e como ocorre o processo de elaboração das leis. Ela enfatiza que o PIB é um instrumento de educação para democracia.

Todas as informações sobre o programa e o processo seletivo estão no Manual de Procedimentos, que é o regulamento do PJB, e pode ser acessa­do pela página: www.camara.leg.br/pjb, onde pode ser encontrada respostas para professores e alunos sobre as perguntas mais frequentes sobre o programa.

As inscrições vão até o dia 12 de junho de 2015 e os autores dos melhores projetos de cada Estado irão à Brasília, no período de 21 a 25 de setembro de 2015, onde serão empossados como Deputados Jovens, para conhecer e experimentar a atividade parlamentar na Câmara dos Deputados.

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Arquivo Seduc