Governo de Rondônia
11/01/2025

CULTURA

Guajará-mirim terá apresentações culturais na sexta-feira

24 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Na próxima sexta-feira (25) a população de Guajará-Mirim poderá assistir a várias manifestações culturais, como a apresentação dos dois bois-bumbás da cidade, Flor do Campo e Malhadinho, e show da banda Versalle. A festa marca a entrega do bumbódromo revitalizado.

A revitalização do bumbódromo foi realizada em uma parceria firmada entre a Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), que investiu mais de R$ 100 mil, a Superintendência de Gestão e Gastos Públicos (Sugespe) e a Secretaria Regional de Guajará-Mirim. Já a Prefeitura Municipal realizou obras em torno do local.

A revitalização teve como objetivo preparar o local para receber eventos culturais do município, como o Festival Folclórico Duelo na Fronteira, que ocorrerá entre os dias 09 e 11 de outubro. Nesta festa, estima-se um público de mais de 20 mil pessoas por noite.

O titular da Sejucel, Rodnei Paes, conta que o órgão entende a importância da realização do Duelo na Fronteira e que por isso a Superintendência se empenhou em firmar parcerias para a revitalização do bumbódromo. “Queremos proporcionar à população um espaço para o Duelo da Fronteira e outras festividades locais”.

DUELO

A brincadeira de boi-bumbá está presente na cultura rondoniense desde o início da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Mas o primeiro festival só ocorreu em 1995, sem disputa entre os dois bois-bumbás. A competição entre Azul (Malhadinho) e Vermelho (Flor do Campo) é tão acirrada que em 2004 houve um empate entre os dois bois-bumbás.

O Duelo na Fronteira é uma forma de geração de renda para a população local, movimentando o comércio de venda de adereços, alimentos e hoteleiro. Estima-se que de 15 a 20% da população local se envolva diretamente ou indiretamente nas atividades de preparação dos adereços, fantasias e ensaios. O evento também permite o acesso ao folclore amazônico, promove a integração sociocultural e incentiva o turismo.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Amabile Casarin
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo