Governo de Rondônia
10/01/2025

CONSCIENTIZAÇÃO

Coordenador busca apoio da Seduc para a comemoração dos 15 anos de criação do Proerd em Porto Velho

16 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

O coordenador estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), tenente Paulo Antunes, foi recebido nessa terça-feira (15) pela secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, para tratar de ações que serão desenvolvidas até o final do ano. Na Seduc, o coordenador detalhou as ações e afirmou que no próximo dia 30, às 19h30, no Teatro Banzeiros, será comemorado os 15 anos de criação do Proerd em Rondônia.

Tenente Paulo Antunes pediu à secretária Fátima Gavioli caixa de som, notebook e data-show

Tenente Paulo Antunes pediu à secretária Fátima Gavioli caixa de som, notebook e data-show

Atualmente, o Proerd é oferecido em 32 dos 52 municípios de Rondônia, e 67 instrutores fazem parte da equipe que oferece em 10 semanas as aulas, finalizando com formatura com a entrega de certificados, bonés e camisetas.

O tenente Antunes solicitou da Seduc a aquisição de um kit contendo caixa de som, notebook e data-show para que os instrutores possam ministrar as aulas.

O Proerd tem como base o Drug Abuse Resistance Education (Dare) e foi criado em 1989 pela professora Rutty Hellen juntamente com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles (EUA). Atualmente, o Programa está presente nos 50 Estados dos Estados Unidos da América e em 58 países.

No Brasil, ele chegou em 1992, através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e desde 2002 se encontra em todos os estados brasileiros.

O Proerd é desenvolvido nas escolas públicas e particulares, com turmas do 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil (Prperd Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos.

O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. No Proerd Pais é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado Proerd, ocasião que prestam o compromisso de se manterem afastadas das drogas e da violência. O Proerd Pais é composto de cinco encontros de aproximadamente duas horas, e foi criado pelo pesquisador Gabriel da Hora Silva

O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

O Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias a que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.

A secretária Fátima Gavioli elogiou o Proerd e determinou estudos por parte da Assessoria Técnica para atender às reivindicações apresentadas pelo coordenador do programa.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Chapinha
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo