26/09/2024

CANAL DE ATENDIMENTO

Ouvidoria da Seduc atendeu 404 demandas entre janeiro e agosto de 2024

10 de setembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

As manifestações foram encaminhadas aos setores competentes e respondidas em tempo hábil pelo mesmo canal de contato do demandante

O governo de Rondônia tem otimizado os trabalhos de ouvidoria, instrumento que atua como elo entre o cidadão e a administração pública, para garantia dos mecanismos de participação e controle social, visando a satisfação dos usuários e a melhoria constante dos serviços prestados. De 1º de janeiro a 30 de agosto de 2024, a Ouvidoria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) registrou e atendeu 404 demandas. Todas as manifestações foram encaminhadas aos setores competentes e respondidas em tempo hábil pelo mesmo canal de contato do demandante.

Criada em 2013, a Ouvidoria da Seduc é o setor responsável pelo recebimento, encaminhamento e acompanhamento das manifestações de reclamações, denúncias, elogios, sugestões e solicitações dos cidadãos que se beneficiam direta ou indiretamente das ações da secretaria. Além disso, responde pelos encargos descritos na Lei n° 13.460, de 26 de junho de 2017, e no Decreto nº 24.950, de 13 de abril de 2020.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ouvidoria é um canal de comunicação fundamental com o cidadão. “O mecanismo é essencial para aprimorarmos os serviços oferecidos pelo governo, além de fortalecer os atendimentos voltados às necessidades da população de forma eficaz”, ressaltou.

Segundo a ouvidora da Seduc, Edneuza Gonçalves Silva, os servidores lotados na Ouvidoria atuam com sigilo, de forma imparcial frente às manifestações recebidas, com atitudes mediadoras e estratégicas, e devem cumprir o estabelecido na legislação, com todos os princípios do Código de Ética da Seduc, bem como com o Termo de Responsabilidade e Manutenção de Sigilo, assinado por meio da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE).

CAPACITAÇÃO

Para acompanhar as mudanças legais e realizar um atendimento qualificado, os servidores da Ouvidoria contam com as capacitações ofertadas pelo Programa de Formação Continuada em Ouvidoria (Profoco), oferecido pela Controladoria-Geral da União (CGU) e Ouvidoria-Geral da União (OGU), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), bem como com cursos e encontros ofertados por órgãos regionais e locais.

Durante o primeiro e segundo quadrimestres de 2024, em atendimento à solicitação da Ouvidoria-Geral do Estado, a equipe da Ouvidoria da Seduc realizou a atualização de cinco cursos específicos em ouvidoria pública, ofertados pelo Profoco, os quais:

• Atuação Gerencial das Ouvidorias para Melhoria da Gestão Pública;
  • Avaliação da Qualidade de Serviços Como Base para Gestão e Melhoria de Serviços Públicos;
  • Como implementar a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais: Bases, Mecanismos e Processos;
  • Inovando na Gestão de Projetos;
  • Linguagem Simples Aproxima o Governo das Pessoas. Como Usar?

SERVIÇOS

As demandas de reclamações, denúncias, elogios, sugestões e solicitações relacionadas aos serviços prestados pela Seduc podem ser registradas de forma presencial, das 7h30 às 13h30, na sala da Ouvidoria, localizada no térreo do Edifício Rio Guaporé, nas dependências do Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho, e de forma online pelo email: ouvidoria@seduc.ro.gov.br e por meio da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR), em qualquer horário. Os telefones (69) 3212-8209, (69) 3212-8210 e (69) 98491-3242 também estão disponíveis para fornecimento de informações e orientações durante o horário de expediente.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Ananda Carvalho

Comunicação, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Municípios, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade