30/06/2024

RESULTADOS

Seminário de Resultados do Saero 2023 inicia nesta terça-feira, 14, no Teatro Palácio das Artes

14 de maio de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O governo de Rondônia dá início ao Seminário de Resultados do Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero)

Nesta terça-feira (14), às 19h, o governo de Rondônia dá início ao Seminário de Resultados do Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero) 2023, no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho. O evento segue até dia 16 e visa apresentar os resultados do Saero e direcionar futuras ações com base nesses dados.

Organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Diretoria Geral de Educação (DGE), o Seminário vai reunir profissionais envolvidos no planejamento, aplicação e análise dos resultados, incluindo representantes da Coordenação da Unidade de Avaliação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), gestores escolares municipais e estaduais, além de membros do Tribunal de Contas, Ministério Público e outros órgãos.

Durante o evento, serão apresentados os resultados das avaliações realizadas em novembro do ano passado, abrangendo estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, totalizando 108.250 alunos da rede estadual e municipal. Essas avaliações visam verificar o nível de aprendizagem em língua portuguesa e matemática, além de contextualizar os resultados com o Indicador Socioeconômico.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o seminário é uma ferramenta essencial para avaliar o desempenho educacional do estado e assim, a gestão poder planejar ações eficazes para garantir resultados significativos para todos os estudantes de Rondônia.

Um dos destaques do Seminário será a elaboração de um Plano de Nivelamento das Aprendizagens, coordenado pela DGE da Seduc, com o objetivo de discutir estratégias para lidar com os resultados obtidos.

FERRAMENTA

Segundo a titular da Seduc, Ana Pacini, o seminário é uma oportunidade para refletir sobre a desempenho da educação em Rondônia e traçar metas para melhorias futuras. “É fundamental que todos os envolvidos no processo educacional participem ativamente dessas discussões, buscando soluções que promovem a equidade e a qualidade na educação”, ressaltou.

PROGRAMAÇÃO

Na solenidade de abertura haverá a entrega do Prêmio Excelência com equidade do Programa de Alfabetização do Estado de Rondônia (Proalfa) com premiações às escolas, conforme o artigo 37 da Lei nº 5735/2024, com incentivo de até R$ 60 mil às 30 escolas das redes públicas estadual e municipal do estado que obtiverem os resultados mais promissores; no Índice de Qualidade de Alfabetização da Escola (IQAE); premiação de até R$ 60 mil para as 20 escolas que apresentarem as maiores evoluções no IQAE, em relação à edição anterior; e, fomento de até R$ 30 mil às 50 escolas das redes públicas estadual e municipal que obtiverem os resultados menos promissores no Índice de Qualidade de Alfabetização da Escola.

Acontece também, premiações com placas para as 10 melhores escolas por ano e etapa escolar avaliada. Ao todo, 50 escolas públicas serão condecoradas pelo resultado do Indicador Saero, que será calculado a partir da distribuição percentual de estudantes em cada um dos padrões de desempenho e 80 escolas receberão prêmios em incentivos e fomento.

Durante os três dias do seminário, vão ser realizados painéis, abordando diversos temas relacionados à avaliação educacional, premiações e discussões sobre os resultados. “O evento será encerrado com propostas de ações para o planejamento educacional em Rondônia, visando sempre o aprimoramento do ensino no estado”, ressaltou Ana Pacini.

Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Cléber Souza

Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade