27/04/2024

CULTURA E SOCIEDADE

Conferência Estadual de Cultura debate políticas culturais e estabelece diretrizes com ampla participação popular

07 de dezembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Foram  eleitos 40 delegados para representar Rondônia na 4ª Conferência de 2024, em Brasília

Com o tema “Democracia e o Exercício dos Direitos Culturais no Estado de Rondônia”, a 6ª Conferência Estadual de Cultura estimulou o debate sobre políticas culturais com ampla participação popular. Promovida pelo Governo de Rondônia, o foco foi  a proposição de diretrizes para o Plano Estadual de Cultura, definindo prioridades para garantir o direito à cultura. O evento foi realizado pela Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e encerrou na quarta-feira (6), em Presidente Médici.

Na segunda-feira, (4), foram eleitos os novos conselheiros de cultura da sociedade civil, para compor junto aos representantes dos órgãos governamentais, o Conselho Estadual de Políticas Culturais, tendo como presidente a representante da sociedade civil Valdete Souza, que é da setorial do teatro, do município de Vilhena, e na vice-presidência a servidora Madma Dias representando os órgãos públicos.

Na terça-feira (5), 40 delegados foram eleitos para representar Rondônia na 4ª Conferência de 2024, que acontecerá em Brasília. Destes, 13 são representantes do Governo, servidores estaduais e municipais, enquanto 27 são membros da sociedade civil. Uma equipe diversificada unindo diferentes vozes da sociedade.

Foram eleitos 40 delegados para representar Rondônia na 4ª Conferência de 2024, em Brasília

Eixos em debate
⦁ 1  Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
⦁ 2 Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social;
⦁ 3 Identidade, Patrimônio e Memória;
⦁ 4 Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Acessibilidade na Política Cultural;
⦁ 5 Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e
⦁ 6 Direito às Artes e Linguagens Digitais

Texto: Paulo Amorim
Fotos: Paulo Amorim