Governo de Rondônia
27/04/2024

RECONHECIMENTO

Projeto “Reabilitando pela Arte” é reconhecido pelo Governo como Patrimônio Cultural Imaterial de Rondônia

25 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Peças teatrais são apresentadas da Acuda e também são encenadas em escolas

O projeto “Reabilitando pela Arte – Cultura de paz pela não-violência”, conhecido pelos espetáculos “Bizarrus” e “O Topo do Mundo”, que possui mais de 20 anos de existência, auxiliando na reabilitação de apenados por meio do teatro, foi reconhecido pelo Poder Executivo Estadual, por meio do Decreto nº 28.455, de 21 de setembro de 2023, como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Rondônia.

O parecer realizou-se pela Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel e aprovado pelo Conselho Estadual de Política Cultural. O projeto “Reabilitando pela Arte – Cultura de paz pela não-violência” foi registrado no Livro de Expressões.

REABILITANDO PELA ARTE

O projeto “Reabilitando pela Arte – Cultura de paz pela não-violência”, conhecido pelos espetáculos Bizarrus e O Topo do Mundo, é promovido pela Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso – Acuda. O projeto, que existe desde 2000, já auxiliou na reabilitação de vários apenados por meio do teatro.

O projeto da Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso – Acuda existe em parceria, que envolve o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça – Sejus, Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog, Secretaria de Estado da Educação – Seduc,, Tribunal de Justiça de Rondônia – TJRO, Ministério Público de Rondônia – MPRO, Vara de execuções Penais e Conselho da Comunidade na Execução Penal.

REGISTRO

O Decreto nº 27.147, de 11 de maio de 2022, instituiu o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial, reconhecendo assim, as manifestações históricas e culturais que contribuíram e continuam contribuindo para a formação da identidade do povo rondoniense, promovendo sua valorização.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Richard Neves
Fotos: Marcela Bonfim
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Lazer, Legislação, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo