Governo de Rondônia
21/11/2024

FESTA FOLCLÓRICA

Bairro Vila Tupi em festa com o título de campeão do Boi-Bumbá Marronzinho no Arraial Flor do Maracujá

03 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O Boi-Bumbá Marronzinho foi criado em 2005, considerado uma entidade cultural sem fins lucrativos

O pequeno Bairro Vila Tupi tornou-se gigante com a conquista do Boi-Bumbá Marronzinho, campeão 2023, na categoria adulta, do Arraial Flor do Maracujá. Em sua 39ª edição da maior festa folclórica de Rondônia, 32 agremiações disputaram o título a cada quesito avaliado pela comissão de jurados, também sob os olhares atentos dos visitantes que diariamente compareceram ao Parque dos Tanques.

Marronzinho levou o título deste ano para a Vila Tupi

O Boi-Bumbá Marronzinho, foi criado em 3 de junho de 2005, considerado uma entidade cultural sem fins lucrativos e de caráter folclórico social, cultural. Este ano, o grupo folclórico levou para a arena, o tema a “Festa Tribal Aretê Aúa”. Os ritmos contagiaram a plateia com as danças e evoluções do boi, enaltecendo as raízes culturais da região. O Boi-Marronzinho também conquistou os prêmios de todos os personagens no Arraial Flor do Maracujá.

O segundo lugar foi conquistado pelo Boi-Bumbá Diamante Negro. O Boi-Bumbá Az de Ouro ficou em terceiro lugar na classificação geral.

Boi-Bumbá Veludinho ficou com o título no mirim

MIRIM

Na categoria mirim, a grande campeã foi a Agremiação Folclórica e Cultural Nação Veludinho, criada no dia 11 de setembro de 2020, com o intuito de promover aos seus associados e simpatizantes o lazer, desportos, aquisição de imóveis, bem como divulgar em todo o estado de Rondônia o seu lado cultural.

A segunda colocação ficou para Agremiação Cultural Boi-Bumbá Estrelinha, fundada no ano de 1985, no Bairro Bela Vista.

VALORIZAÇÃO

Realizada pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, a 39ª edição do Arraial Flor do Maracujá contou este ano com a apresentação de 32 agremiações, divididas entre quadrilhas juninas e bois-bumbás, nas categorias adulta e mirim. “Parabéns a todos os grupos folclóricos que trouxeram diferentes temas em suas apresentações, atraindo mais de 100 mil pessoas que estiveram no Parque dos Tanques durante os 10 dias de festa folclórica. O Governo de Rondônia reforça as ações para impulsionar a cultura do Estado, fomentando o turismo, a economia e, ao mesmo tempo, trazendo o brilho da festa junina do Estado”, disse o governador Marcos Rocha.

Integrantes do Marronzinho comemoram o título

PERSONAGENS

Os prêmios de melhores do ano foram entregues para os personagens mirins: Porta Estandarte – Veludinho; Rainha da Marujada – Veludinho; Rainha do Folclore – Veludinho; Sinhazinha – Estrelinha; Cunhã Poranga – Veludinho; Apresentador – Veludinho; Levantador de Toadas – Veludinho; Mestre da Marujada – Veludinho; Tripa – Veludinho.

DUELO

No Duelo Tribal, venceu a Tribo Watiku-Maykan, criada para ocupar os jovens e crianças da comunidade, dando oportunidade de aprendizado com danças e artesanatos, assim crescendo no meio cultural, representando Porto Velho em vários municípios do Estado e de estados vizinhos.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal e Larissa Malta
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo