30/04/2024

CULTURA

Espigão do Oeste celebra aniversário com a 1ª Feira Cultural Café com Milho e 11ª Pomerfest

17 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Evento cultural tem impacto positivo na economia, impulsionando o turismo e beneficiando empresários da região

Neste final de semana acontece a 1ª Feira Cultural Café com Milho, em Espigão do Oeste, em comemoração ao 42° aniversário da cidade, juntamente à 11ª Pomerfest, eventos que juntos, fortalecem a tradição dos imigrantes pomeranos, que ajudaram a fundar o município há mais de 40 anos. O evento teve início na sexta-feira (16) e vai até domingo (18), e conta com o apoio do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, que disponibilizou recursos provenientes da emenda parlamentar do deputado Jean Mendonça. Esses recursos foram destinados à estrutura do palco, som, tendas e iluminação. Os festejos acontecem em frente à Prefeitura Municipal, e a programação pode ser consultada através do link.

Destaque  às tradições e a riqueza cultural

O evento é promovido pela Prefeitura de Espigão do Oeste, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo – Semelc, em parceria com a Associação Pomerana – Aspomer.

CULTURA EM DESTAQUE

O titular da Semelc, Wedson Silva agradeceu o investimento e falou da importância do evento para a economia. “Gostaria de agradecer os recursos que estão sendo investidos e ajudam na realização do nosso evento. Durante os três dias de festa no município, o evento está valorizando a cultura, que é forte aqui na região, pois cerca de 60% da população é pomerana ou descendente; e fomenta  também o turismo, consequentemente, a economia do município de Espigão do Oeste”, ressaltou.

TRADIÇÕES E CULTURA

Para o governador Marcos Rocha, o evento cultural tem impactos positivos na economia e estimula o turismo. “É com grande alegria que comemoramos o aniversário de Espigão do Oeste, com a realização da 1ª Feira Cultural Café com Milho e a 11ª Pomerfest. Esses eventos além de fortalecerem a cultura e valorizar nossas tradições, proporcionam momentos de lazer e entretenimento à população, além de beneficiar os empresários da região”, enfatizou.

O secretário da Sejucel Junior Lopes destacou que, o evento fortalece a identidade cultural da região e é mais uma oportunidade para impulsionar o turismo. “Estamos confiantes no sucesso dessa festividade e disponibilizamos recursos provenientes da emenda parlamentar, recursos que foram direcionados à estrutura, garantindo um ambiente propício às apresentações e atividades culturais. A Feira Cultural Café com Milho e a Pomerfest são festividades que resgatam e fortalecem a identidade cultural da região, destacando as tradições e a riqueza cultural”, enfatizou.

Texto: Paulo Amorim
Fotos: Evisson Borges/Jeferson Mota