28/04/2024

FERRAMENTA TECNOLÓGICA

Sistema transcolar rural do Governo de Rondônia otimiza rotas, custos e oferece aplicativos

17 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O sistema “Transcolar Rural” implantado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, está otimizando o acesso à educação. O sistema é uma ferramenta de geração de rotas e custos para o transporte escolar. Cabe à Seduc a liberação do acesso ao sistema para que os municípios fiquem responsáveis pela inclusão de informações. O sistema funciona desde 2022 e foi cedido sem ônus aos municípios, para implantação de informações do transporte atual de cada região, possibilitando realizar gestão do seu transporte escolar.

O sistema permite, além do cadastro de dados, a otimização de rotas, cálculo de custos, mais alternativas de visualização de dados, relatórios de viagens com a inclusão de custos por rota/viagem (com várias possibilidades) e georreferenciamento automático dos estudantes das escolas da Rede Estadual e Municipal de Ensino.

SOBRE O SISTEMA TRANSCOLAR

Segundo a secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Pacini, para operar o sistema transcolar foram capacitados os chefes de transporte das 18 Coordenadorias Regionais de Educação – CREs, e as equipes de transporte escolar dos 52 municípios. “O sistema ainda fornece diversas variáveis de ambiente, que podem ser alteradas pelo usuário, para obter resultados de diferentes estudos ao município, podendo escolher o que garante melhor conforto e qualidade dentro de seus limites financeiros”, explicou.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que, desde que foi implantada, a ferramenta trouxe mais qualidade ao transporte estadual e municipal, e proporcionou economicidade com o devido planejamento e monitoramento das rotas. “Com esse novo sistema, os municípios obtiveram mais segurança na tomada de decisão e o principal, economia aos cofres públicos”, concluiu.

De acordo com a gerente de Transporte Escolar da Seduc, Miriam Mendes, Rondônia necessitava urgente de uma ferramenta que pudesse aprimorar o controle desse atendimento, considerando principalmente, as constantes atualizações de dados que acontecem no decorrer do ano, no quantitativo de alunos que utilizam o transporte escolar, veículos utilizados, rotas executadas, e empresas contratadas: “Os responsáveis pelo transporte escolar dos municípios utilizam o sistema no dia a dia, planejando e estudando alternativas para o transporte. O processo de otimização gera viagens e respectivos custos que atendem os alunos da requisição, com a menor distância possível e de forma a alocar um menor número de veículos da forma mais econômica”, enfatizou.

APLICATIVOS

O sistema também oferece dois aplicativos de fácil uso. Os Aplicativos podem ser usados no modo offline e quando entram em acesso com a internet, descarregam as informações coletadas:  O APP VEÍCULOS possibilita o desenho das rotas executadas pelos veículos de transporte escolar e APP ALUNO, possibilita a localização do educando auxiliando na realização do georreferenciamento do mesmo.

MALHA FLUVIAL

Segundo a gerente do Transporte Escolar, já está em fase avançada o desenvolvimento de um sistema para a incorporação da malha fluvial, com suas características, de forma que possa ser considerada na rede topológica utilizada pelo sistema de otimização. “Rondônia será o primeiro estado onde o sistema trabalhará com a malha fluvial, tornando-se precursor na pesquisa”, revelou Miriam.

O transcolar rural foi desenvolvido na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG sob a coordenação do Núcleo de transporte- Nucletrans, do Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia.

Texto: Elaine Santos
Fotos: Ésio Mendes

Assistência Social, Cidadania, Economia, Fiscalização, Governo, Infraestrutura, Serviço, Sociedade, Tecnologia, Trânsito, Transporte