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18/07/2024

EDUCAÇÃO

Diretores e supervisores escolares de Jaru discutem resultado do Saero

26 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Resultados do Saero foram debatidos entre educadores de Jaru

Resultados do Saero foram debatidos entre educadores de Jaru

Os resultados do Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero) foram debatidos entre diretores e supervisores escolares de Jaru durante uma reunião na sexta-feira (22), na Coordenadoria Regional de Educação (CRE) do município.

A reunião teve início com a apresentação de um vídeo com a abordagem de possíveis estratégias que podem influenciar positivamente o trabalho desenvolvido nas escolas e como atingir os objetivos educacionais que refletem de forma direta nos índices de avaliação interna e externa. A gerente pedagógica da CRE de Jaru, Dercília Vaz, enumerou alguns instrumentos avaliativos e comentou como o trabalho de todos pode ajudar na melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A forma como o estabelecimento de ensino desenvolve as suas ações dentro Projeto de Intervenção Pedagógica (Pipe) foi abordada com bastante propriedade na ocasião possibilitando assim um momento ímpar para a troca de experiências. Os educadores que participaram da reunião avaliaram positivamente a forma pedagógica, já que múltiplos conhecimentos e experiências comprovadas em sala de aula puderam ser compartilhados entre as equipes escolares participantes com a produção de cartazes sobre o que deve ser feito para melhorar a educação e com discussões em grupo.

Profissionais trocaram experiências para a otimização dos resultados do Saero

Profissionais trocaram experiências para a otimização dos resultados do Saero

A professora Núbia Morali, responsável pela CRE de Jaru ressaltou que é importante que as escolas com baixo Ideb participem do curso Desafios da Gestão, realizado pela Fundação Leman e Elos Educacional. Dados comparativos apresentados na reunião indicaram que o índice de rotatividade de profissionais também influencia no IDEB das escolas.

Sobre a importância do trabalho do gestor escolar, Núbia citou alguns problemas existentes em escolas da cidade e disse que foram sanados devido ao empenho da gestão que uniu todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem em um único propósito para atender aos anseios da classe discente.

O Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero) trabalha a proficiência e a capacidade dos alunos da educação básica. Contudo, conforme descreve a Coordenadoria Regional de Educação, o trabalho desenvolvido através de cada estabelecimento de ensino é essencial para se ter o verdadeiro diagnóstico da educação rondoniense e, a partir desse resultado, propor possíveis soluções.


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Fonte
Texto: Elias Gonçalves
Fotos: Elias Gonçalves
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


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