18/07/2024

Diretores e supervisores escolares de Jaru discutem resultado do Saero

26 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Resultados do Saero foram debatidos entre educadores de Jaru

Os resultados do Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero) foram debatidos entre diretores e supervisores escolares de Jaru durante uma reunião na sexta-feira (22), na Coordenadoria Regional de Educação (CRE) do município.

A reunião teve início com a apresentação de um vídeo com a abordagem de possíveis estratégias que podem influenciar positivamente o trabalho desenvolvido nas escolas e como atingir os objetivos educacionais que refletem de forma direta nos índices de avaliação interna e externa. A gerente pedagógica da CRE de Jaru, Dercília Vaz, enumerou alguns instrumentos avaliativos e comentou como o trabalho de todos pode ajudar na melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A forma como o estabelecimento de ensino desenvolve as suas ações dentro Projeto de Intervenção Pedagógica (Pipe) foi abordada com bastante propriedade na ocasião possibilitando assim um momento ímpar para a troca de experiências. Os educadores que participaram da reunião avaliaram positivamente a forma pedagógica, já que múltiplos conhecimentos e experiências comprovadas em sala de aula puderam ser compartilhados entre as equipes escolares participantes com a produção de cartazes sobre o que deve ser feito para melhorar a educação e com discussões em grupo.

Profissionais trocaram experiências para a otimização dos resultados do Saero

A professora Núbia Morali, responsável pela CRE de Jaru ressaltou que é importante que as escolas com baixo Ideb participem do curso Desafios da Gestão, realizado pela Fundação Leman e Elos Educacional. Dados comparativos apresentados na reunião indicaram que o índice de rotatividade de profissionais também influencia no IDEB das escolas.

Sobre a importância do trabalho do gestor escolar, Núbia citou alguns problemas existentes em escolas da cidade e disse que foram sanados devido ao empenho da gestão que uniu todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem em um único propósito para atender aos anseios da classe discente.

O Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero) trabalha a proficiência e a capacidade dos alunos da educação básica. Contudo, conforme descreve a Coordenadoria Regional de Educação, o trabalho desenvolvido através de cada estabelecimento de ensino é essencial para se ter o verdadeiro diagnóstico da educação rondoniense e, a partir desse resultado, propor possíveis soluções.

Texto: Elias Gonçalves
Fotos: Elias Gonçalves