Governo de Rondônia
24/11/2024

INCLUSÃO

Seduc vai promover capacitação a cuidadores para garantir inclusão de alunos da Educação Especial

20 de fevereiro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Durante a reunião, foi apresentada a necessidade de reforço no quantitativo destes profissionais

Com a intenção de garantir as condições necessárias para a oferta de um Sistema Educacional Inclusivo aos alunos, público-alvo da Educação Especial, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, realizou nesta quinta-feira (17), uma reunião com representantes do Sindicato dos Técnicos Administrativos Educacionais – Sintae, para tratar sobre a atuação do profissional de apoio escolar: cuidador, que atua diretamente no suporte aos alunos com necessidades educacionais especiais, no âmbito das escolas da Rede Pública Estadual de Ensino.

“Durante a reunião, foi apresentada a necessidade de reforço no quantitativo destes profissionais e ficou definido que mais cuidadores serão convocados através de processo seletivo vigente. Ficou alinhado que os cuidadores da rede estadual vão passar por uma formação, ainda no primeiro semestre de 2022. O projeto “Formação de cuidadores” está sendo implantado e coordenado pelo Núcleo de Educação Especial – NEES da Seduc”, explicou a secretária da pasta, Ana Pacini.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, no primeiro ano de implantação do projeto, o objetivo é capacitar 100% dos profissionais que já atuam como cuidadores nas escolas da rede. “A médio e longo prazo, iremos capacitar anualmente novas turmas composta de cuidadores recém contratados”, reforçou.

NECESSIDADES ESPECIAIS

Consideram-se alunos com necessidades educacionais especiais passíveis ao atendimento com profissional de apoio escolar/cuidador, estudantes com Deficiência ou com Transtorno do Espectro Autista – TEA, que não realizam as atividades de alimentação, locomoção, higiene corporal, vestimenta, comunicação, orientação espacial, manipulação de objetos, transferência postural, brincadeiras e atividades correlatas com independência.

COMPETÊNCIAS DO CUIDADOR

Segundo a Portaria nº 1776, de 31 de março de 2020, são competências do cuidador: oferecer apoio ao estudante em situação de deficiência ou Transtorno do Espectro Autista, nas atividades de alimentação, locomoção, higiene corporal, vestimenta, comunicação, orientação espacial, manipulação de objetos, transferência postural, brincadeiras e atividades correlatas; atuar de forma articulada com os professores do aluno, da sala de aula comum, da sala de recursos multifuncionais, entre outros profissionais no contexto da escola; atuar em todas as atividades escolares, tanto na sala de aula regular quanto na sala de recursos multifuncionais, bem como em outros ambientes da própria escola, sempre que necessário, em todos os níveis e modalidades de ensino, exceto quando envolver o uso de técnicas ou procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas; emitir relatório de atendimento ao aluno, a fim de acompanhar a evolução do mesmo.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Flávia Albaine
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo