16/08/2024

EDUCAÇÃO

Encontro de multiplicadores regionais para implementação do Referencial Curricular do Estado de Rondônia será em Cacoal

25 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Diretoria Geral de Educação (DGE) e Gerência de Formação e Capacitação Técnica e Pedagógica (GFCTP), oferta a 1ª Formação para Multiplicadores Regionais do Estado de Rondônia, no período de 25 a 29 de novembro de 2019, nas dependências do Hotel Cacoal Selva Park, em Cacoal. Essa ação é fruto de um trabalho desenvolvido em regime de colaboração entre entes federativos, Ministério de Educação – MEC, Conselho Nacional de Secretarias de Educação – Consed e União Nacional dos dirigentes Municipais de Educação-Undime.

A construção do currículo, ocorrido em 2018, resultou no Referencial Curricular do Estado de Rondônia/BNCC, que é um documento de caráter normativo, o qual define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais, que todos os estudantes do país devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Diante disso, o Estado, em regime de colaboração, deverá formar os professores das redes, visando o melhor desenvolvimento de suas práticas pedagógicas nas unidades escolares.

O referenciado evento tem por objetivo alcançar professores da educação infantil e gestores das escolas estaduais e municipais no âmbito do território de Rondônia. Nessa primeira etapa serão atendidos 155 profissionais, os quais atuarão como Multiplicadores nas respectivas redes de ensino. A Formação de Multiplicadores Regionais visa, além de formar um contingente significativo de professores, gestores e técnicos educacionais, também objetiva cumprir as metas estabelecidas pelo Ministério de Educação, que consiste em 70% dos professores do ensino fundamental anos finais e 70% da revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos – PPP, das Unidades Escolares, de acordo com as mudanças do novo currículo.

O secretário de Estado da Educação de Rondônia, professor Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, destaca o esforço que o governo de Rondônia tem feito para que o Referencial Curricular do Estado de Rondônia/BNCC,venha auxiliar os professores para o cumprimento das metas previstas para 2020.

Texto: Antônio Queiroz

Educação, Evento, Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade