18/07/2024

CRE de Cacoal comemora Dia do Surdo com alunos das escolas estaduais

26 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Dezenas de alunos surdos participam da comemoração ao Dia do Surdo em Cacoal

A Coordenação Regional de Educação de Cacoal (CRE/Cacoal), por intermédio da Coordenação de Ensino Especial, promove hoje (26), em Cacoal, o Encontro Anual Alusivo ao Dia do Surdo,  no intuito de proporcionar momentos de socialização, recreação e divertimento entre os estudantes surdos das escolas da rede estadual de Rondônia (área urbana e rural, inclusive a indígena), familiares, professores e intérpretes.

O evento conta com a presença do coordenador Regional de Educação de Cacoal, professor Bertino Neto, além de professores e gestores das escolas estaduais.

Hoje, no Brasil, segundo o professor Bertino, estima-se que exista aproximadamente 45 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência auditiva. “Comemorar esse dia é proporcionar reflexão sobre direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade”, afirmou o coordenador.

A escolha de 26 de setembro, para o Encontro Anual Alusivo ao Dia do Surdo, é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, no Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).

Bertino destacou que uma das principais conquistas dos surdos ao longo dos anos foi o reconhecimento nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“Estamos seguindo as orientações da Seduc e consolidando a inclusão de estudantes com deficiências em socialização com os demais colegas de turmas e, para tanto, o evento de hoje tem essa finalidade e há uma busca pela integração entre todos os estudantes da rede estadual em Cacoal”, declarou Bertino.

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Keler Trevisani