19/07/2024

SAÚDE

Hospital Regional de Buritis e Complexo médico de Cacoal realizam atividades sobre segurança do paciente e prevenção a acidentes de trabalho.

23 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Tema da ação; como sua equipe pode melhorar a segurança do paciente?

O Complexo Hospitalar Regional de Cacoal promoveu ações de conscientização em comemoração ao dia internacional da Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro.

O Núcleo de Segurança do Paciente, juntamente com o Núcleo de Ensino Permanente organizaram no Heuro uma gincana entre os colaboradores envolvendo todos os setores do hospital. Os setores tinham que se organizar em equipes e preparar uma apresentação criativa com o tema: Como sua equipe pode melhorar a segurança do paciente?

Foram apresentadas peças de teatro, paródias, poemas e cartazes, que foram avaliados e julgados por profissionais de saúde de outros hospitais da cidade. As melhores apresentações foram premiadas e o Hospital, com esta ação, foi um dos ganhadores do desafio realizado pelo IBES (Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde). Já no HRC foi realizado um pit stop em diversos setores como forma de conscientizar os servidores a respeito da segurança do paciente. Também foram entregues panfletos explicativos para acompanhantes e familiares dos pacientes.

Hospital Regional de Buritis

O objetivo é estimular o trabalhador ao autocuidado e ao cuidado mútuo.

A Unidade do Hospital Regional de Buritis – HRB, promoveu de 16/09 a 20/09 a ” 1º Semana Interna de Prevenção de Acidentes,” Sipat que é voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças do trabalho. A Sipat é uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipa), devendo ser obrigatoriamente realizada todo ano..

A Sipat busca através de palestras, gincanas, sorteios de brindes, atividades motivacionais, desenvolver a consciência e orientar o trabalhador sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

“O objetivo é estimular o trabalhador ao autocuidado e ao cuidado mútuo. Criando uma atitude vigilante no servidor, que lhe permita conhecer e solicitar as correções necessárias a fim de tornar o ambiente mais seguro, trazendo à tona um processo de melhoria contínua no ambiente de trabalho.” Explicou a técnica em segurança do trabalho, Carmem Silva.

Texto: Dislene Queiroz e Kátia Santos
Fotos: Ítalo Ricardo