Governo de Rondônia
24/11/2024

Universidade para Todos

Candidatos a bolsas do ProUni podem se inscrever a partir do dia 9

03 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

O Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação abrirá, de 9 a 11 de junho próximo, as inscrições, em uma única etapa, para a edição deste segundo semestre. A partir do dia 5, os candidatos terão acesso on-line à relação de vagas, por curso e instituição.

 A partir do dia 5, os candidatos terão acesso online à relação de vagas, por curso e instituição

A partir do dia 5, os candidatos terão acesso online à relação de vagas, por curso e instituição

Emerson Castro, secretário de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), quer o envolvimento das escolas da rede estadual de ensino na orientações aos estudantes concluintes, pois é uma oportunidade única que os brasileiros de baixa renda obterem bolsas integrais e parciais,

O cronograma de todo o processo do ProUni relativo a esta segunda edição do ano consta de portaria publicada na última sexta-feira, 30. O programa, segundo o secretário, terá duas chamadas. O resultado da primeira será divulgado em 15 de junho. O da segunda, em 4 de julho, ambos on-line, na página do programa na internet.

O ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

O secretário disse que para se inscrever na segunda edição de 2014, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado nota zero na redação. No momento da inscrição, será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem, assim como o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Criado pelo governo federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, o ProUni recebe inscrições de egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, estes na condição de bolsistas integrais da própria escola.

O secretário lembra que o programa também oferece bolsas de estudos a pessoas com deficiência. São atendidos, ainda, professores da rede pública de ensino que estejam no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrem o quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles podem fazer a inscrição em cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica.

As inscrições serão feitas na página do ProUni na internet. A Portaria Normativa do MEC nº 13/2014 e o Edital nº 20/2014, da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, que regulamentam o processo seletivo do programa para o segundo semestre, foram publicados no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 30.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz - Assessoria Seduc
Fotos: Divulgação
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação


Compartilhe


Pular para o conteúdo