Governo de Rondônia
19/04/2024

ECONOMIA

8ª Rondônia Rural Show Internacional abre portas a negócios com estrangeiros

24 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Durante entrevista à Rede TV governador ressaltou o potencial de Rondônia

A maior feira do agronegócio do Norte brasileiro é uma das principais portas para a exportação de alimentos, como café, milho, soja, e proteínas de peixe e de carne bovina produzidos em Rondônia. Representantes de dez países que participam do evento do agronegócio, que encerra neste sábado (25), em Ji-Paraná, sinalizam o interesse em estabelecer maiores relações comerciais.

“O Peru é um grande importador de alimentos de Rondônia. Juntamente com o presidente Jair Bolsonaro e o Sérgio Gonçalves (Superintendente de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura – Sedi), vamos à capital peruana para celebrar um acordo de maior negociação de exportação dos nossos produtos”, disse o governador Marcos Rocha, em entrevista concedida ao jornalista Wilson Neves, da Rede TV! Rondônia, no terceiro dia da Rondônia Rural Show Internacional.

O embaixador do Peru, Javier Yépez, entende que as economias de Rondônia e do Peru se completam. “Dispomos de azeitonas, orégano e peixes do mar para vender. E estamos dispostos a elevar a aquisição de milho e de peixe de água doce aqui de Rondônia”.

Governador Marcos Rocha recepcionou o embaixador peruano Javier Yépez em audiência na Rondônia Rural Show

Yépez deverá receber o governador Marcos Rocha e assessores da Sedi, o presidente Bolsonaro, e mais ministros brasileiros e peruanos em um congresso sem data definida, em Lima, para tratar sobre a relação comercial entre os dois países.

“Brasil y Perú son hermanos”, disse num sotaque carregado o embaixador Yépez, acrescentando que a saída rodoviária do Brasil a partir de Rondônia para o Oceano Pacífico está previsto no encontro de chefes de Estados. A rodovia internacional beneficia diretamente os dois países, inclusive no fomento ao turismo.

Os portos peruanos ficam a cerca de 1200 quilômetros de Rondônia. O acesso ao Oceano Atlântico mais próximo de Rondônia é pela hidrovia do rio Amazonas, equivalente a 900 quilômetros entre Porto Velho e Manaus.
Sob a coordenação da Sedi, o pavilhão institucional do governo no Centro Tecnológico Vandeci Rack abre as portas aos negócios nacionais e internacionais. Expositores comerciais e internacionais se juntaram outros órgãos estaduais no mesmo pavilhão.

O embaixador Yépez demonstra alguns dos produtos peruanos oferecidos em degustação no pavilhão da SEDI

“A proposta é oferecer a nossa riqueza produtiva aos estrangeiros e comerciantes da região. Essa integração é importante porque fortalece laços comerciais impulsionando a economia rondoniense”, disse o superintendente Sérgio Gonçalves, da Sedi.

O também peruano Christian Alárcon Mostajo, diretor executivo da Carnes Maldonado, é importador e exportador. Representando a empresa Amazon Foods no pavilhão internacional da Rondônia Rural Show, Alárcon disse que o mercado de milho, carne, peixes e rações são os principais produtos de Rondônia consumidos no Peru.

“Estamos apresentando ao consumidor local azeitonas, atum, macarrão e um dos nossos principais diferenciais, a farinha de maca”, explicou, Alárcon, ao disponibilizar para degustação a “maca peruana” dissolvida em água.
A bebida, segundo o investidor, está repleta de vitamina B e traz energia e resistência a quem a consome regularmente. A maca é um vegetal de onde se extrai a farinha, que adicionada e diluída em água ou outra bebida, como café ou chá, traz efeitos surpreendentes. A raiz é nativa dos andes peruanos.

Leia mais:

 Caminhos do Leite, Café e Peixe mostram evolução, boas práticas e inovações tecnológicas das cadeias produtivas de Rondônia

 Estudo sobre exportações e investimentos em Rondônia apresentado na 8ª RRShow contribuirá para desenvolvimento do Estado, assegura governador

 Banco do Brasil prevê recorde em linhas de financiamento para produtores na Rondônia Rural Show

 Governador Marcos Rocha participa do lançamento do Sisdam na 8ª RRS e disse que missão é destravar o desenvolvimento de Rondônia

 Delegação Peruana sinaliza interesse em aumentar intercâmbio comercial com Rondônia em reunião com o governador na 8ª RRShow

 Projeto macro para pecuária leiteira prevê avanço em gestão da propriedade e uso de biotecnologias em Rondônia

Banco do Povo empresta R$ 1,5 milhão a pequenos investidores durante a 8ª Rondônia Rural Show Internacional em Ji-Paraná

 Governador Marcos Rocha visita pavilhão das agroindústrias e destaca que setor é impulsionador da economia rondoniense

 RRShow fomenta artesanato produzido na região e é vista como oportunidade para atrair clientes de outros estados

 Ponte sobre o Rio Madeira será concluída, afirma governador do Acre durante a Rondônia Rural Show em Ji-Paraná

 Fortalecimento de municípios para estrutura e setor de produção chega com maquinários entregues pelo governador

 “Homem do campo informado é homem do campo seguro” é massificado pela Polícia Militar na Rondônia Rural Show

 Departamento de Estradas de Rodagem marca presença na 8ª Rondônia Rural Show e divulga ações nas frentes de serviço

 Detran presta serviço e realiza educação de trânsito na Rondônia Rural Show em Ji-Paraná

 Potencial de Rondônia para o comércio internacional será destaque das comitivas na Rondônia Rural Show

 Rondônia Rural Show abre os portões com mais de 500 stands, três caminhos de cadeias produtivas, exposição de animais e vitrine tecnológica

 Ao abrir oficialmente a Rondônia Rural Show, governador fala das expectativas e crescimento econômico do Estado


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Esio Mendes, Nilson Santos e Antônio Lucas
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Economia, Empresas, Evento, Governo, Indústria, Piscicultura, Rondônia, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo