Governo de Rondônia
28/03/2024

RONDÔNIA RURAL SHOW

Caminhos do Leite, Café e Peixe mostram evolução, boas práticas e inovações tecnológicas das cadeias produtivas de Rondônia

24 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Caminhos do Café, Peixe e Leite são atrativos da 8ª Rondônia Rural Show

A evolução, inovações tecnológicas, incentivos e boas práticas de três cadeias produtivas do Estado estão em exposição na 8ª Rondônia Rural Show, nos caminhos do Café, Peixe e Leite. Com salas temáticas, técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) e  a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) explicam ao público a história, os desafios e os avanços de cada um desses setores e ainda é possível degustar produtos regionais desde o iogurte ao café.

O zootecnista da Emater, José Renato Alves, explica que o objetivo do Caminho do Leite é mostrar as ações desenvolvidas pelo governo do Estado e executadas em campo pela Emater, ou seja, apontar as tecnologias que foram implantadas e os resultados alcançados. São três salas multidisciplinares que mostram o processo desde a alimentação do animal até o produto chegar na mesa dos consumidores.

Caminho do Leite destaca melhoramento genético da vaca leiteira

Na primeira sala, os visitantes recebem informações sobre a alimentação do animal através do sistema rotacionado da pastagem, onde são feitos o revezamento dos animais por piquete com o objetivo de recuperar o pasto para ser novamente utilizado pelos animais. Além de apontar os métodos utilizados como adubação e tipos de forragens de gramíneas mais adequadas para trabalhar no sistema e ainda suplementação alimentar visando aumento da produção da vaca leiteira.

Enquanto que na segunda sala é mostrada a importância e a tecnologia aplicada através da inseminação artificial e da transferência de embrião (fertilização in vitro). ‘‘Quanto à inseminação artificial existe o programa Proleite e dentro dele o projeto Inseminar, com mais de 180 vacas inseminadas e mais 150 animais nascidos oriundos do projeto. O objetivo é mostrar ao produtor qual a melhor tecnologia a adotar visando a melhor qualidade no efeito reprodutivo, melhorando a genética do animal para a produção de leite’’, disse o zootecnista.

Na terceira sala, o tema é a sanidade animal. Com orientações do manejo de ordenha seja manual ou mecanizada para evitar que a vaca tenha mastite e contamine o leite. Também se discute a agregação de valor do produto com qualidade. O caminho do Leite atraiu cerca de 300 visitante apenas na quinta-feira (23).

CAFÉ

O extensionista rural da Emater, Rafael Cidades, explica que o Caminho do Café é uma oportunidade para produtores e curiosos se inteirarem do panorama da cafeicultura rondoniense. A estrutura é composta por três salas onde são exibidos vídeos de até cinco minutos com temáticas específicas, inclusive um deles traz o relato de mulheres produtoras de café que contam a trajetória dentro do setor.

Caminho do Café oferece degustação dos melhores cafés de Rondônia

Outra fala sobre o manejo da irrigação, onde os próprios cafeicultores compartilham os cuidados que têm no uso adequado da água, para não só atingir a produtividade, mas também por uma questão ambiental. ‘‘Na última sala, os visitantes tem a oportunidade de degustar os melhores cafés de Rondônia, aqueles premiados no concurso de qualidade de café, o Concafé. Eles podem tomar o café puro ou ainda o gelado’’, disse o extensionista.

O Concafé caminha para a quarta edição e os produtores são orientados a procurar os escritórios da Emater e se inteirar do regulamento. ‘‘A qualidade tem despertado interesse não só dos cafeicultores, mas das indústrias e o nosso grande desafio é aumentar nossa produtividade, mas também aumentar o volume de cafés especiais’’, considera.

A produtividade média de Rondônia de 34 sacas por hectare e estima-se que o estado tenham 18 mil produtores. ‘‘Das culturas agrícolas, a cafeicultura é uma das maiores arrecadadoras de ICMS, é uma atividade típica da agricultura familiar, mas que tem despertado também o interesse de grandes empresários’’, avalia.

Caminho do Peixe destaca uso sustentável da água

PEIXE

Rondônia continua sendo o Estado com maior produção de peixes nativos do País. O Caminho do Peixe também é composto por três salas. Na primeira delas, os visitantes recebem informações sobre a cadeia produtiva do pescado em Rondônia desde a quantidade de piscicultores, onde estão localizadas as maiores produções até o fomento de agroindústrias neste setor. Já na segunda sala são ensinadas práticas de manejo.

‘‘Esse ano nós abordamos o manejo nutricional e alimentar dos peixes. Então explicamos como se deve acondicionar a ração e como a biometria deve ser realizada’’, explica a gerente de Aquicultura e Pesca da Seagri, Maria Mirtes de Lima Pinheiro. Enquanto que na terceira sala são abordados três temas: sucessão familiar, o Prove como política pública de incentivo a verticalização da produção e uso sustentável da água.

Leia mais.

 Estudo sobre exportações e investimentos em Rondônia apresentado na 8ª RRShow contribuirá para desenvolvimento do Estado, assegura governador

 Banco do Brasil prevê recorde em linhas de financiamento para produtores na Rondônia Rural Show

 Governador Marcos Rocha participa do lançamento do Sisdam na 8ª RRS e disse que missão é destravar o desenvolvimento de Rondônia

 Delegação Peruana sinaliza interesse em aumentar intercâmbio comercial com Rondônia em reunião com o governador na 8ª RRShow

 Projeto macro para pecuária leiteira prevê avanço em gestão da propriedade e uso de biotecnologias em Rondônia

Banco do Povo empresta R$ 1,5 milhão a pequenos investidores durante a 8ª Rondônia Rural Show Internacional em Ji-Paraná

 Governador Marcos Rocha visita pavilhão das agroindústrias e destaca que setor é impulsionador da economia rondoniense

 RRShow fomenta artesanato produzido na região e é vista como oportunidade para atrair clientes de outros estados

 Ponte sobre o Rio Madeira será concluída, afirma governador do Acre durante a Rondônia Rural Show em Ji-Paraná

 Fortalecimento de municípios para estrutura e setor de produção chega com maquinários entregues pelo governador

 “Homem do campo informado é homem do campo seguro” é massificado pela Polícia Militar na Rondônia Rural Show

 Departamento de Estradas de Rodagem marca presença na 8ª Rondônia Rural Show e divulga ações nas frentes de serviço

 Detran presta serviço e realiza educação de trânsito na Rondônia Rural Show em Ji-Paraná

 Potencial de Rondônia para o comércio internacional será destaque das comitivas na Rondônia Rural Show

 Rondônia Rural Show abre os portões com mais de 500 stands, três caminhos de cadeias produtivas, exposição de animais e vitrine tecnológica

 Ao abrir oficialmente a Rondônia Rural Show, governador fala das expectativas e crescimento econômico do Estado


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Economia, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo