Governo de Rondônia
23/04/2024

CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

Alunos da Escola Murilo Braga distribuem mudas de plantas frutíferas para moradores de Porto Velho

09 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Distribuição de mutas ocorreu no final da semana passada, em frente à escola, na Avenida 7 de Setembro

Distribuição de mutas ocorreu no final da semana passada, em frente à escola, na Avenida 7 de Setembro

 

Adote uma árvore. Com esse mote, alunos do projeto Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com Vida), da Escola Estadual Murilo Braga, distribuíram 78 mudas de árvores frutíferas na semana passada para moradores do centro e alguns bairros de Porto Velho.

Segundo a aluna Ingrid Brasil, a iniciativa visa sensibilizar as pessoas sobre a importância das árvores na absorção da radiação solar, gás carbônico e liberação do oxigênio e água.

“As árvores ajudam a reduzir em 10% o consumo de energia por meio do efeito de moderação climática local; reduzem a poluição sonora e os ventos; fornecem alimentos além de embelezar a cidade”, lembrou.

Os alunos distribuíram espécies frutíferas de açaí, acerola, biribá, caju, cacau, cupuaçu, goiaba, manga, maracujá, mamão, massa, pinha e pitanga; e não frutíferas, como boldo, boldo do chile, ipê e sementes de quiabo.

Durante o ato, conversaram na calçada do estabelecimento (na Avenida 7 de Setembro) com moradores dos bairros Aponiã, Areal, Caladinho, Cohab Floresta, Floresta, São Cristóvão, São Francisco e Tancredo Neves. Todos foram bem receptivos.

“Para nossa surpresa, algumas mudas foram levadas para Cacoal, Candeias do Jamari, Guajará-Mirim e Itapuã do Oeste”, informou a professora, Carmem Sílvia, coordenadora do projeto.

Distribuição alcançou moradores do Centro e da periferia

Distribuição alcançou moradores do Centro e da periferia

Ações voltadas para a conservação ambiental já são rotineiras na Escola Murilo Braga. No ano passado, um grupo de alunos teve trabalhos escolhidos para o calendário anual do Projeto Rios Voadores.

O Projeto Com Vida já foi premiado várias vezes fora de Rondônia.

Alunos participantes anotaram endereços das pessoas que adotaram as mudas e dessa maneira saberão em que parte da cidade elas serão plantadas. “Fizemos isso porque no próximo ano visitaremos os locais para verificar o desenvolvimento das plantas e para um mapeamento que estamos realizando”, comentou a aluna Jaira de Paula.

“Através desta ação, os alunos têm consciência de que o plantio de uma árvore significa também o plantio da esperança de um planeta melhor para deixar às futuras gerações”, opinou a professora Carmem Sílvia.

Saiba mais:
Alunos da Escola Murilo Braga reaproveitam água de ar-refrigerado para irrigar plantas


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Ingrid Brasil/Projeto Com Vida
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Capacitação, Cultura, Distritos, Ecologia, Educação, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Justiça, Lazer, Legislação, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo