06/05/2024

DESPORTO

Sejucel aposta nos Jogos Indígenas e Rurais de 2016 para movimentar a juventude

27 de janeiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) iniciou os estudos para realização dos Jogos Indígenas de Rondônia em 2016, com o objetivo de reunir participantes de 25 etnias. Segundo o superintendente, Rodnei Antônio Paes, a meta é transformar a competição num evento desportivo e cultural do porte dos Jogos Mundiais Indígenas que aconteceram este ano em Palmas (TO).

Os técnicos trabalham agora na definição do local, por causa da logística diferente que o evento requer, como espaço adequado para os índios armarem suas redes, ou dormirem no chão, e no item da qualidade da própria alimentação.

O Ministério dos Desportos, responsável pela organização do evento no Brasil, propôs a realização da edição nacional em Rondônia. Mas Paes, na conversa com o cacique Marco Terena, disse que o governo espera primeiro aprender com a experiência da edição estadual, antes de aceitar a proposta de se candidatar a ser uma das sedes da competição nacional.

Os estudos já foram autorizados pelo governador Confúcio Moura, pois é uma forma de incentivar mais a participação dos índios mais jovens em competições regionais e criar meios de intercâmbio com etnias de outras regiões e países durante as versões nacional e mundial dos jogos.

Na comissão tudo está sendo muito bem planejado para que os Jogos Indígenas passem a constar do calendário de eventos oficiais do Estado, como uma das políticas de inclusão para a juventude.

O superintendente afirmou que há um clamor entre os índios em relação à melhoria das ações nas áreas da saúde, educação e lazer, e que o próprio governo reconhece ter chegado o momento de atuar no resgate dessas ações.

Para atender também os filhos dos produtores rurais nos 52 municípios, os técnicos trabalham na programação desportiva dos Jogos Intermunicipais Rurais de Rondônia (JIRR) para 2016.

Texto: Abdoral Cardoso

Esporte, Governo, Lazer, Rondônia