Governo de Rondônia
28/03/2024

Rondon-Roosevelt

Jovens selecionados para intercâmbio nos Estados Unidos falam sobre suas expectativas

06 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

A poucos dias para embarcar aos Estados Unidos, o grupo de oito alunos rondonienses selecionados pelo Projeto Histórico Educacional Rondon-Roosevelt começa a se preparar para a viagem do intercâmbio cultural ao país norte-americano.  No início deste mês, os adolescentes viajaram a Brasília para retirar os vistos dos passaportes e, durante a estadia, foram recepcionados pela embaixadora americana, Liliana Ayalde, que os parabenizou pela conquista, além de participar de palestras e atividades. A viagem começa no sábado (10), com saída de Porto Velho.

Os alunos realizaram de inúmeras atividades e participaram de palestras sobre as culturas do Brasil e os Estados Unidos e a utilização consciente das mídias sociais. Uma aula de ‘inglês de sobrevivência’ foi dada aos adolescentes para aprenderem expressões e palavras necessárias a serem utilizadas quando estiverem no país. O grupo teve a oportunidade de conhecer pontos culturais-históricos de Brasília, como a Catedral Metropolitana e o Congresso Nacional, onde assistiram a sessões plenárias na Câmara e Senado Federal.

Embaixada Americana - foto ZozimoTayná Nascimento, aluna de Ji-Paraná, nunca tinha visitado a capital brasileira e disse que se divertiu bastante e adorou conhecer alguns trabalhos do arquiteto Oscar Niemeyer. “Pretendo seguir carreira na arquitetura, então, para mim, era um sonho conhecer o incrível trabalho dele [Niemeyer]”, enfatiza a estudante, que diz estar ansiosa com a proximidade da viagem para os Estados Unidos.

Para André Tose, de Nova Brasilândia, a viagem ajudou a desfazer alguns receios. “Considero a viagem como uma experiência libertadora. Até então sempre fui “garoto família”, nunca ousei sair sem a companhia de algum familiar, no entanto fiquei feliz que meu primeiro voo tenha sido ao lado de uma equipe como essa”, lembra.

“Minha família está muito feliz com o intercâmbio, pois eles sabem que também estou feliz”, declara Leonardo Brito, de Ji-Paraná, que acredita que o intercâmbio irá acrescentar bastante em sua vida. “Tenho certeza que essa oportunidade será de grande valor e contribuirá para que eu seja uma pessoa melhor”, comenta.

Os alunos participaram do concurso de redação do Projeto Histórico Educacional Rondon-Roosevelt, promovido pela Embaixada Americana e a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) e tiveram seus textos selecionados para serem contemplados com um intercâmbio cultural aos Estados Unidos. A viagem dos oito adolescentes está marcada para o dia 10 de maio.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Halex Frederic - Assessoria Seduc
Fotos: Zózimo Macedo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação


Compartilhe


Pular para o conteúdo