Governo de Rondônia
05/02/2025

TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Socioeducandas de Porto Velho participam de atividade histórica e cultural no retorno às aulas

05 de fevereiro de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

A atividade, de iniciativa da Fease, integra a programação de retorno das atividades pedagógicas

Com o intuito de proporcionar uma imersão à história da justiça de Rondônia, bem como a disseminação de valores, adolescentes da Unidade de Internação Feminina de Porto Velho participaram de uma visita ao Centro Cultural de Documentação Histórica e Memória (CCDHM) do Poder Judiciário do Estado de Rondônia (TJRO). A atividade, de iniciativa da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo de Rondônia (Fease), aconteceu na terça-feira (4), e integra a programação de retorno das atividades pedagógicas.

Conforme a diretora de Segurança da Unidade Feminina, Veroneide Soares Bezerra Costa, “a visita ao Museu do Judiciário de Rondônia proporcionou às socioeducandas, um entendimento mais profundo sobre o funcionamento da justiça, podendo oferecer uma perspectiva histórica e cultural, a fim de contribuir para a formação de uma consciência crítica e reflexiva”, destacou.

A coordenadora de Apoio ao Adolescente da Fease, Katiliane Dantas Ferreira Araújo, ressaltou que, iniciativas como essa são fundamentais para expandir as oportunidades dos adolescentes atendidos pelas medidas socioeducativas. “A apresentação da história pode servir como um poderoso caminho para a transformação pessoal e social.”

De acordo com a psicóloga da Unidade de Internação Feminina, Fernanda Angrewski, a atividade faz parte do eixo cultura, um aspecto muito importante para socioeducação. “A inserção em atividades culturais promove bem-estar psicológico emocional, alívio do estresse e ansiedade, além de contribuir para elevar autoestima, o simples fato de sair da unidade socioeducativa já traz benefícios, como a sensação de liberdade. Além disso, o conhecimento adquirido através da visita, eleva a autoestima, no sentido de que a adolescente passa a ampliar seu horizonte, a mente”, explicou.

CULTURA E HISTÓRIA 

Durante a visita, o grupo também explorou duas exposições de relevância cultural e histórica, como o “Os sete samurais”, que narra a trajetória dos primeiros desembargadores do estado de Rondônia, com diferentes itens em seu acervo. O CCDHM é vinculado à Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), localizado em uma área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), localizado em frente à Praça das Três Caixas d’água, na Capital.

O Centro Cultural é aberto ao público em geral de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e realiza visitas guiadas entre objetos, documentos, fotografias, livros e medalhas na sala de exposição permanente que conta a história da Justiça rondoniense, desde a instalação da Comarca de Santo Antônio do Rio Madeira. Além disso, o CCDHM realiza programações culturais durante o ano, sempre gratuitas e abertas ao público.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Liduína Girão
Fotos: Liduína Girão
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Cultura, Governo, Inclusão Social, Justiça, Políticas Públicas, Porto Velho, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo