Governo de Rondônia
28/04/2024

GESTÃO

Sepog recebe relatório para implantação do modelo de Gestão de Controle Interno

25 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O relatório vai direcionar a construção de um Plano de Ação para a Sepog

Com  o objetivo de iniciar a implantação do modelo de Gestão de Controle Interno, baseado na metodologia “COSO” e nas três linhas de defesa, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog recebeu da equipe da Controladoria-Geral do Estado – CGE, na última sexta-feira (21), o relatório que vai direcionar a construção de um Plano de Ação para a Secretaria. 

A reunião contou com a presença da secretária da Sepog, Beatriz Basílio; do controlador-geral, José Aquino; o gerente de  Controle Interno da Sepog, Manuel Farias;  a técnica educacional da Sepog, Jeane Braga; a assessora da Sepog, Vanderlúcia Seabra; a assessora da Escola de Governo, Cristielen Henrique; o técnico em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Luiz Henrique; o auditor de Controle Interno da CGE, Luciano Marcos, e o gerente de Gestão de Riscos da CGE, Pablo Jean.

A metodologia do Committee Of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission – COSO, que em português significa Comitê das Organizações Patrocinadoras da Comissão Treadway, parte da premissa que, sistemas de controles internos eficazes atuam no sentido de fornecer razoável segurança de que os objetivos organizacionais sejam atingidos. A secretária da Sepog explicou que, apesar de ter sido desenvolvido para empresas particulares, o modelo está sendo adaptado para o serviço público. “Nosso objetivo é melhorar as práticas organizacionais para garantir eficiência, confiabilidade dos relatórios financeiros e cumprir as leis e regulamentações”, ressaltou. 

O relatório é fruto da parceria entre Sepog, CGE e Escola de Governo, que compõem a comissão responsável pela implantação do modelo no âmbito da Sepog. Ainda em fevereiro,  servidores da pasta de planejamento passaram por uma oficina, realizada pela equipe da CGE,  para entender como deve ser realizada a implantação do modelo. 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Maria Luiza Amorim
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo