TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Sepog participa de Seminário Nacional de Tecnologia e Comunicação em Brasília

28 de agosto de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O seminário possibilitou o contato direto com as soluções tecnológicas

Conhecer as inovações da área de Tecnologia da Informação e Comunicação voltadas para o setor público. Foi com esse objetivo que o Governo do Estado garantiu a participação de Rondônia no Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a gestão pública – Secop, que aconteceu em Brasília, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21,  na quinta e sexta-feira (24 e 25). O evento representa o mais importante deste setor no país. O seminário é uma iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP- TIC).

A analista de Tecnologia da Informação, Ariane Dias e o gerente de Informática, Marcelo Matos, da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog, consideraram que a participação de Rondônia possibilitou o contato direto com as soluções tecnológicas que modernizam a prestação do serviço público.

A Secop é uma feira que possibilita os gestores conhecerem o que está disponível no mercado, tanto pelas empresas públicas quanto pelas privadas, e quais as soluções possíveis de serem utilizadas. “A transformação digital já está acontecendo e isso coloca em foco os gestores, servidores públicos e, principalmente o cidadão. O que mais chamou a atenção foi a transformação digital voltada para o cidadão e quais as melhores soluções para alcançarmos esse objetivo”, frisou Ariane.

Durante a realização do evento foi possível que, cada participante montasse sua própria grade, podendo escolher entre palestras, painéis, campfires e feira de negócios, que aconteceu de forma simultânea, reunindo mais de mil congressistas. Uma das atividades destacadas pela equipe do Estado foi a Feira de Negócios, onde os participantes puderam explorar e discutir as principais soluções.

O evento representa o mais importante de Tecnologia da Informação e Comunicação do país

Segundo o governador Marcos Rocha, o evento representa um espaço para discutir e avançar na transformação digital do setor público brasileiro. “ É importante que Rondônia esteja atualizada sobre essas questões, porque instiga uma visão mais abrangente que incorpora não apenas tecnologia, mas também a mudança cultural e a  eficácia na solução de problemas”, destacou.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

O gerente de Informática, Marcelo Matos destacou em especial, a palestra com o tema  “Os Desafios da Transformação Digital do Futuro”, ministrada pelo auditor-chefe de Governança e Inovação do TCE e embaixador global da Singularity University Brazil, Wesley Vaz.

“O auditor foi muito certeiro nesta temática. Ele citou a importância de abordar de forma eficiente; problemas reais da sociedade, destacando que as instituições governamentais muitas vezes concentram-se excessivamente nos aspectos técnicos da transformação digital, negligenciando a cultura organizacional e a resistência à mudança, que podem se tornar barreiras significativas”, pontuou.

Texto: Jane Carla
Fotos: Jane Carla

Capacitação, Cidadania, Economia, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Rondônia, Serviço, Sociedade, Tecnologia