Governo de Rondônia
26/04/2024

TRANSPARÊNCIA

Sepog adota nova metodologia nos processos de Controle Interno e capacita servidores

08 de fevereiro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Tornar os processos que envolvem a gestão pública cada vez mais transparentes é o objetivo

Servidores de todos os setores da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog participaram na terça-feira (7) da oficina de implementação do modelo de controle interno, baseado na estrutura COSO e nas três linhas de defesa. As atividades foram realizadas pelo Controlador Geral do Estado (CGE) em exercício, Rodrigo Cezar, na Escola de Governo.

O método Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission – COSO, que em português significa Comitê das Organizações Patrocinadoras da Comissão Treadway, aplicado na oficina, tem como finalidade estudar as ocorrências de fraudes nos relatórios financeiros e contábeis das empresas,  propor os controles necessários para que a mesma consiga estabelecer seus objetivos de forma clara e com mais precisão, para que possa alcançá-los.

Tornar os processos que envolvem a gestão pública cada vez mais transparentes, tem sido um dos principais pontos defendidos pelo governador Marcos Rocha. “É de suma importância que todos os órgãos que compõem a nossa gestão estejam alinhados nas metodologias que tornem nossas contas e processos cada vez mais claros, objetivos e transparentes”, destacou o governador.

O gerente de Controle Interno da Sepog, Manuel Farias, explicou que o processo foi iniciado em atendimento à solicitação do gabinete da pasta, com o intuito de aprimorar a qualidade de controle do serviço público e a modernização da gestão da infraestrutura, por meio de parcerias estratégicas para o Sistema de Controle Interno. “Iniciamos a implementação solicitando parceria da CGE e fomos prontamente atendidos. Após as tratativas iniciais, demos início ao processo de implantação, com a instituição de Portaria conjunta entre Sepog, CGE e Escola de Governo”, disse Manuel.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Jane Carla
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo