Governo de Rondônia
22/11/2024

AGRONEGÓCIO

Seminário rural leva informação ao pequeno produtor rural de Buritis

05 de outubro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

De 30 de setembro a 2 de outubro foi realizado na Câmara Municipal de Buritis o Seminário Rural sobre Pecuária, Café e Piscicultura, para mais de 100 pequenos produtores do município. Na ocasião, também foi entregue o cartão ‘Mais Calcário’.

Produtores rurais de Buritis comemoram  iniciativa governamental

Produtores rurais de Buritis comemoram iniciativa governamental

A principal palestra tratou das Agroindústrias, Boas Práticas e Legislação, ministrada por Paulo Arruda, técnico da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) de Jaru, que detalhou soluções para as principais dúvidas dos sitiantes da economia familiar, pequenos produtores de leite, café e piscicultores que buscam industrializar seus produtos.

O governo do Estado, em parceria com o Serviço Nacional de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), prefeitura de Buritis, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO), Bancos do Brasil e da Amazônia (Basa), além de cooperativas de crédito e casas agropecuárias da região, tem levado conhecimento ao produtor rural e agregado valor aos seus produtos, por meios dos técnicos da Seagri e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

A coordenadora do evento, Franciluci Nascimento, analista do Sebrae de Rondônia, disse que assim como aconteceu em Cacaulândia e Campo Novo de Rondônia, o seminário de Buritis foi um sucesso, por ter sanado dúvidas recorrentes dos pequenos produtores sobre o agronegócio.

Os temas abordados nos três dias do evento foram: pecuária leiteira, plano Safra, sanidade animal, crédito rural, gestão de propriedade rural, políticas públicas para a agricultura familiar, cafeicultura em Rondônia, Cadastro Ambiental Rural (CAR), cafeicultura orgânica, piscicultura e agroindústrias, boas práticas e legislação.

A profissionalização do agronegócio foi o tema mais aguardado, por ser o próximo passo rumo ao mercado de alto consumo. Paulo Arruda, especialista na gestão e gerenciamento (organização contábil e fluxo de caixa), gestão comercial (colocação dos produtos no mercado e precificação), legislação sanitária, impacto ambiental provocado por resíduos sólidos e líquidos, impostos e isenções (incentivos fiscais), detalhou cada um dos temas em linguagem clara e acessível ao homem do campo.

“As dúvidas são as mais variadas e abrangem toda a cadeia do agronegócio, especialmente para o povo simples que lida com pequenos lotes de terra, sem acesso à educação e longe dos grandes centros. Procuramos levar até eles soluções simples e informações precisas, principalmente sobre como organizar e economizar para a industrialização dos seus produtos”, informou Arruda.

Evento foi encerrado com a entrega do Cartão Mais Calcário

Evento foi encerrado com a entrega do cartão Mais Calcário

Segundo ele, a diversificação de produtos e a profissionalização do agronegócio evitam o êxodo rural, mantendo os jovens no campo que, por sua vez, darão continuidade ao trabalho iniciado por seus pais.

No encerramento, o secretário da Agricultura, Evandro Padovani, entregou o cartão ‘Mais Calcário’ ao prefeito Older Ferreira (Dico) e ao secretário municipal de Agricultura, João Orlando, explicando que o município, assim como os outros 51, receberá gratuitamente mil toneladas de calcário para a ser distribuídas entre os produtores rurais de Buritis.

“Queremos que este calcário seja dividido igualmente entre as 400 propriedades rurais, corrigindo um hectare em cada uma delas, em cada uma dos 52 municípios do estado. É um primeiro passo que o governo está dando a fim de ajudar aos trabalhadores do campo que fazem Rondônia ser um estado que quebra recordes ano após ano”, comemorou Padovani.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Marco Aurélio Anconi
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Capacitação, Cursos, Distritos, Ecologia, Economia, Educação, Governo, Indústria, Infraestrutura, Legislação, Piscicultura, Rondônia, Saneamento, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo