27/04/2024

ECONOMIA

Rondônia tem segundo maior crescimento do PIB per capita do Brasil

01 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

PIB per capita de Rondônia é um indicativo importante de desenvolvimento econômico, cresceu 13,6% de 2020 para 2022

O Produto Interno Bruto – PIB de Rondônia, que é resultado da soma dos bens e serviços produzidos no Estado, é de R$ 51,6 bilhões, conforme o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, referente a 2020, resultando em uma média de R$ 28.722,45 por habitante. Essa média foi recentemente atualizada e divulgada pelo Brasil Index, e aponta crescimento de 13,6% de 2020 para 2022, chegando ao valor de R$ 32,6 mil. O que torna o Estado o segundo com maior crescimento do PIB per capita do país.

A nova pesquisa traz um mapa com a atualização do PIB per capita de todos os estados brasileiros, no qual, o valor decorrente da produção econômica nas áreas de agronegócio, indústria e serviços de cada estado foi dividido pela quantidade de habitantes registrada pelo IBGE em 2022. Entre as 27 unidades federativas, 24 tiveram acréscimos no PIB per capita. Os maiores foram no Amapá, com mais 17,6%, Rondônia, com 13,7% e Distrito Federal, com 8,5%. Ainda, conforme a pesquisa, Rondônia tem o maior PIB per capita da região Norte, com R$ 32,6 mil, seguido do Amazonas (R$ 29, 4 mil), Tocantins (R$ 29,4 mil), Roraima e Amapá, ambos com R$ 25,1 mil; e o Pará (R$ 26,6 mil).

ATRATIVOS PARA NEGÓCIOS

Governo de Rondônia investe em obras de infraestrutura nos 52 municípios

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que, o PIB per capita em crescimento sinaliza que o Estado é um ótimo lugar para instalação de negócios. ‘‘Seguimos comprometidos com a missão de promover uma gestão cada vez mais responsável com a entrega de políticas públicas, que resultem em ações e serviços que beneficiem a população. Nosso Estado é composto por pessoas que querem aproveitar aquilo que Rondônia tem para dar: oportunidade. Com isso e somando a uma gestão responsável, ainda vamos avançar  mais no desenvolvimento’’, ressaltou.

A pesquisa também aponta aumento de 4,28% do PIB per capita nacional, que subiu de R$ 35,9 mil para R$ 37,4 mil, no período. A evolução da economia rondoniense passa por uma série de fatores. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec tem desenvolvido políticas públicas para o fomento da empregabilidade, atraído investimentos e inovação para Rondônia, com o objetivo de melhorar cada vez mais o ambiente econômico com foco no bem-estar da população.

O Estado recebeu reconhecimento do Tesouro Nacional de triplo A em solidez fiscal, ou seja, nota máxima nos três indicadores de Capacidade de Pagamento – Capag, e alcançou a menor taxa de desemprego do país, segundo dados do IBGE, sendo ainda o estado que mais emprega jovens.

Melhorar a qualidade de vida da população por meio da geração de emprego e renda é um compromisso do Governo de Rondônia, que investe na melhoria da infraestrutura dos 52 municípios, e tem atraído novos negócios para o Estado, fazendo a economia crescer. No primeiro semestre de 2023, o Estado alcançou a marca de 28 obras entregues pelo Governo, por meio da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – Seosp. Um investimento de mais de R$ 13,4 milhões, que garante mais desenvolvimento para os municípios.

Valor Bruto da Produção Agropecuária de Rondônia chegou a R$ 20,7 bilhões em junho de 2023

Além disso, o Estado é um grande produtor de alimentos para o Brasil e o mundo, e recebe incentivo do Governo para o fomento de produções sustentáveis e de qualidade, com aplicação de inovações e tecnologias. A feira do agronegócio rondoniense, considerada a maior da região norte, movimentou R$ 3,5 bilhões este ano. O valor Bruto da Produção Agropecuária – VBP, medido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, chegou a R$ 20,7 bilhões em junho de 2023.

Rondônia destaca-se pela produção de grãos, soja, milho e café, especialmente, e também pelo fornecimento de proteína, pois é o estado com maior rebanho bovino livre de febre aftosa sem vacinação, e líder na produção de Tambaqui. O peixe tem agradado o mercado nacional e internacional, inclusive este ano, a costelinha do Tambaqui de Rondônia foi premiada em Boston, nos Estados Unidos, como melhor produto de Foodservice (serviço de alimentação), na Seafood Expo NorthAmerica, maior feira de pescados da América do Norte, e deixou para trás mais de 70 outros produtos de diversas partes do mundo que estavam na competição.

ENTENDA COMO FUNCIONAM AS PESQUISAS REFERENTES AO PIB

As pesquisas relacionadas ao Produto Interno Bruto – PIB são realizadas oficialmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. O mais recente levantamento foi divulgado em 2022 com dados de 2020. A próxima pesquisa está prevista para ser divulgada em novembro deste ano, com referência aos dados de 2021, e trará uma panorama do valor do PIB de cada estado. Já em dezembro, está prevista a divulgação do PIB dos municípios.

Enquanto que o valor do PIB estadual é o resultado do valor total da produção econômica do estado, o PIB per capita corresponde a esse valor total da produção econômica do Estado dividido pela quantidade de habitantes. O IBGE esclarece que o PIB estadual não é total de riqueza existente em um estado, como se fosse um tesouro estadual, mas sim a soma de todos os bens e serviços finais produzidos no estado no ano de referência da pesquisa, ou seja, o preço do serviço ou bem para o consumidor.

Assim o PIB demonstra o fluxo de bens e serviços finais em um determinado período. O IBGE também preparou um vídeo explicativo sobre como calcula o PIB e pode ser acessado no link: https://www.ibge.gov.br/explica/pib.php

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Nilson Santos e Daiane Mendonça