07/05/2024

SEGURANÇA

Rondônia participa de encontro nacional de gestores da segurança pública, em Goiás

13 de agosto de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Reunião do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp), em Goiás

Secretários de segurança pública estaduais e do Distrito Federal estiveram reunidos em Goiás, na última quinta-feira (12), para debaterem assuntos de interesse comum, além de estratégias e ações de combate à criminalidade em todo o país. Trata-se da 77ª Reunião Ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), que desta vez ocorreu de forma presencial, o que não ocorria desde o início da pandemia do coronavírus. O evento destacou como  tema principal o policiamento rural.

Representando o Governo de Rondônia, o secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia, coronel José Hélio Cysneiros Pachá, defendeu a importância do aparelhamento da Polícia Militar e também destacou as ações do governo rondoniense no combate a crimes na zona rural do Estado. Ele ainda lembrou que o Governo de Rondônia tem feito diversas ações no campo, seja no combate a conflitos rurais ou no policiamento ostensivo, ressaltando ações como a Operação Rondônia e “Paz no Campo”.

Além dos secretários dos estados, o encontro contou com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado; bem como do secretário nacional de operações integradas, Alfredo Carrijo; e do presidente do Consesp, o secretário da Segurança Pública de Tocantins, Cristiano Barbosa Sampaio.

Sobre o tema central do encontro, o secretário da Sesdec, coronel Pachá, enfatizou que o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, tem investido no aparelhamento da Polícia Militar para reforçar a segurança na área rural, uma vez que as equipes conseguem trazer mais resultados positivos. “O tema vem ao encontro dos anseios do governador do Estado de Rondônia, coronel Marcos Rocha, em investir no aparelhamento da Polícia Militar para o combate aos crimes no campo”, destacou.

Outro tema abordado foi o uso do Abis (Solução Automatizada de Identificação Biométrica) nacional que possibilitará o compartilhamento de dados para identificação de pessoas suspeitas de crimes e também durante a emissão de carteiras de identidades.

A ideia, segundo o coronel Pachá, é permitir a acesso seguro e eficiente a uma base biométrica nacional com informações da identificação de pessoas.

O secretário nacional de operações integradas, Alfredo Carrijo, informou que a Operação Horus será estendida para outros estados e, em em 2022, será lançado um novo projeto: a Operação Atenas, que visa integrar os treinamentos das unidades de operações especiais com a finalidade de proporcionar eventual apoio mútuo entre estados vizinhos por conta de crises que necessitem de reforço especializado para a realização de ações pontuais contra a criminalidade.

Texto: Secom e assessoria da Sesdec
Fotos: Márcia Santos Sesp/PR