15/06/2024

TÉCNICOS CAPACITADOS

Rondônia ocupa o 1º lugar na posição nacional em Formação de Multiplicadores da plataforma Transferegov

22 de maio de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Aos técnicos estaduais e municipais, Rondônia ocupa o 3º lugar, na posição nacional em capacitações realizadas

Contribuindo para a efetividade de políticas públicas, na busca pela melhora de vida dos cidadãos, baseado em uma administração pública mais eficiente e comprometida com o fortalecimento da governança e da gestão, o governo do de Rondônia alcançou o 1º lugar no ranking nacional, na categoria Formação de Multiplicadores da plataforma Transferegov.br, com 69 multiplicadores formados, no ano de 2023.

Rondônia é o primeiro no eixo Formação de Multiplicadores

As ações desenvolvidas são destacadas pela Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão (Sepog), através das gerências de Apoio à Captação de Recursos (GCR).

Em virtude do termo de cooperação técnica, em que foi firmado o compromisso da Sepog com o governo federal, por meio do Ministério da Gestão e Inovação e Serviço (MGI) de multiplicar o conhecimento adquirido, aos técnicos estaduais e municipais, Rondônia ocupa o 3º lugar na posição nacional, no eixo Capacitação, com o total de 276 pessoas capacitadas pelos multiplicadores da Rede no estado de Rondônia, em 2023.

A secretária da Sepog, Beatriz Basílio ressalta a gratificante missão de multiplicar as informações adquiridas. “Atribuo essas colocações, ao trabalho dos técnicos da GCR. Ao garantir que esses profissionais estejam bem preparados e informados, estamos promovendo uma administração pública mais eficiente, transparente e responsável. Com estratégias eficazes de treinamento e disseminação de informações, podemos assegurar que os recursos de transferências da União sejam geridos de forma eficaz e eficiente, contribuindo para o bem-estar e desenvolvimento da sociedade”, disse.

Estado ocupa a 3ª posição no Eixo Capacitação

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, técnicos capacitados podem trabalhar de maneira mais eficiente, reduzindo o tempo gasto na gestão e execução dos convênios. “Isso resulta em uma aplicação mais rápida e eficaz dos recursos, beneficiando diretamente os projetos e programas financiados”, salientou.

A Rede de Parcerias, tem por objetivo desenvolver ações voltadas à melhoria da gestão das parcerias que envolvem colaboração mútua e interesse público e recíproco – Decreto nº 11.271, de 5 de dezembro de 2022 – instituiu o Sistema de Gestão de Parcerias da União (Sigpar), e dos projetos de investimentos em infraestrutura registrados no Cadastro Integrado de Projetos de Investimento, por meio do Obrasgov.br – Decreto nº 10.496, de 28 de setembro de 2020, bem como, promover e estimular ações de capacitação, comunicação e transparência.

Texto: Giuliana Miranda
Fotos: Raimundo Bentes