Governo de Rondônia
24/04/2024

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Reeducandos em Ji-Paraná e costureiras de Ariquemes produzem máscaras de proteção contra o coronavírus

16 de abril de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Com a média de 1,5 mil máscaras produzidas por dia, a mobilização entre órgãos do Estado no projeto com reeducandos em Ji-Paraná, e no apoio à associação de costureiras na região de Bom Futuro em Ariquemes, tem agregado desenvolvimento social às ações de combate à propagação do novo coronavírus em Rondônia.

As iniciativas desta produção estão sendo coordenadas pelas Secretarias Executivas Regionais (SER), instaladas nos dois municípios, funcionando como representantes do Governo de Rondônia na região, sob coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento,Orçamento e Gestão (Sepog).

A formação das parcerias contribuíram na doação dos insumos e na cedência de estrutura e equipamentos

Em Ji-Paraná, segundo o secretário regional, Everton Esteves, a secretaria visualizou na estrutura do ateliê instalado na Penitenciária Regional Doutor Agenor Martins de Carvalho, a oportunidade de alinhar o trabalho dos reeducandos, contribuindo na remissão de suas penas, às iniciativas de auxílio no combate à pandemia.

As parcerias vêm de representantes do Ministério Público de Ji-Paraná e Ouro Preto; Conselho da Comunidade de Ji-Paraná; Poder Judiciário, por meio da Vara de Execução Penal; e do deputado estadual Jhonny Paixão, possibilitando o trabalho de confecção de cerca de mil máscaras diárias. A formação das parcerias contribuíram na doação dos insumos e na cedência de estrutura e equipamentos.

O trabalho de produção é dividido em cinco etapas, iniciando pelas  orientações técnicas e criteriosas repassadas pela diretora administrativa da unidade prisional até o processo de esterilização em aparelho próprio para esta finalidade. As máscaras são distribuídas gratuitamente às entidades públicas como Secretarias de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), de Justiça (Sejus), Planejamento (Sepog),  polícias Civil e Militar, e demais entidades da região. As famílias dos reeducados também são contempladas.

“Os efeitos pedagógicos do projeto somados a uma série de fatores que contribuem na ressocialização dos apenados e ainda na proteção das pessoas contra o Covid-19 explicam a relevância do projeto. Vale destacar a alegria e satisfação dos internos envolvidos, por estarem produzindo esses EPI’s. Para eles, foi mais que uma oportunidade de trabalho e remissão de pena. Estão agradecidos por estarem aprendendo uma profissão que levarão por toda vida e satisfeitos em saberem que estão contribuindo na proteção contra o novo coronavírus”, destacou o secretário regional.

Seguindo a mesma visão de mobilização e parceria, a SER de Ariquemes observou o aumento da demanda do equipamento na região e agregou a oportunidade de reativar a associação Polo de Costura, instalada no Garimpo Bom Futuro, que estava praticamente parada. O polo conta com 16 mulheres e oito máquinas, mas no intuito de evitar a aglomeração, o secretário regional Euclides Santos, explicou que o trabalho é realizado por cinco costureiras do projeto, produzindo uma média de 500 máscaras por dia. O processo também conta com orientação sobre os critérios de fabricação de acordo com o Ministério da Saúde e, após confeccionadas, passam pela esterilização em Ariquemes.

“Os beneficiados serão em primeira mão a população do distrito Garimpo Bom Futuro, em seguida Alto Paraíso e estamos em plano de trazer também para Ariquemes”, disse o secretário, destacando também que embora já esteja em produção, o projeto precisa fortalecer as parcerias com empresários das cidades que compõem a região, por exemplo, e deverá ser reestudado para ampliar os resultados. “Estamos seguindo as orientações de evitar os trabalhos externos, dessa forma toda cautela nesse momento se faz necessário”, frisou.

O secretário da Sepog, Pedro Pimentel, parabenizou o trabalho das secretarias regionais que seguem a determinação do governador coronel Marcos Rocha de manter os esforços e dedicação no trabalho. “Nesse momento de tantas dúvidas, medo e carência financeira, iniciativas como essas representam o poder da união de pessoas e instituições em prol de todos”, ressaltou.

Para o coordenador das Secretarias Executivas Regionais, Natan Oliveira, “os projetos expressam a importância dos núcleos de projetos regionais que agregam todas as entidades do Governo e interagem com os municípios e terceiro setor e posicionam as regionais no seu real papel de fomentar, articular e fortalecer o Governo em todas as regiões de Rondônia com foco no desenvolvimento das diversas áreas das políticas públicas, seja qual for o cenário que o Estado esteja enfrentando”.

Leia Mais:

 Fiocruz em Rondônia produz álcool em gel para distribuição aos servidores do sistema prisional

 Seas recebe doação de 50 mil máscaras de pano para distribuição às redes de assistências em Rondônia

 Reeducandas da Casa de Detenção de Cacoal devem produzir 15 mil máscaras de proteção ao coronavírus

 Sesau, Unir e MPT fazem parceria para realização de exames e fabricação de máscaras e alcool em gel em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Daiane Mendonça e Arquivo Sepog
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo