PRODUÇÃO

Reeducandos confeccionam caixas em MDF para transportar lâminas de exames para detectar câncer de colo de uterino

13 de outubro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

As caixas confeccionadas em MDF medem 25×25 cm e 11 cm de profundidade

O Governo de Rondônia entregou à Prefeitura de Porto Velho, na segunda-feira (9), 50 caixas em MDF confeccionadas por reeducandos. O utensílio doado será utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde – Semusa, para transportar material coletado nos preventivos contra câncer de colo uterino, realizado nas unidades de saúde da Capital.

Conforme a Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, a solicitação partiu da subgerente do núcleo de saúde da mulher da Semusa, Ana Emanuela Carvalho. Os insumos para a produção foram providenciados pela prefeitura. O trabalho foi realizado por dois reeducandos do regime fechado que laboram na marcenaria da Penitenciária Jorge Thiago Aguiar Afonso, e recebem a remição de pena pelo trabalho, prevista na Lei de Execução Penal – LEP, Nº 7.210.

Para Ana Emanuela Carvalho, conhecer as atividades de ressocialização ofertadas pelo Governo do Estado, por meio da Sejus, abre um leque de oportunidades e parcerias entre as instituições. “É um projeto notável a ser conhecido e valorizado. Essa foi uma oportunidade do trabalho em parceria que permitirá certamente, a visibilidade da qualidade do que é produzido no projeto de ressocialização dessa secretaria. Estou imensamente grata pela disponibilidade da Sejus em nos ajudar a substituir parte de materiais tão úteis nas nossas Unidades de Saúde”, disse.

Doação será utilizada como brinde na ” Corrida pela Vida”.

O governador do Estado, Marcos Rocha, destaca que a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura agrega inúmeros benefícios à população além de economia aos cofres públicos. “Com essa junção fortalecemos a saúde da população e fomentamos a ressocialização por meio do trabalho.”

OUTUBRO VERDE E ROSA

Na ocasião foram entregues ainda 20 bolas produzidas pelo projeto “Pintando a Liberdade”, confeccionadas por mão de obra reeducanda, para a “2ª Corrida Pela Vida”, promovida pela Prefeitura de Porto Velho por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Semusa, que será realizada no dia 21 deste mês, em alusão ao “Outubro Verde e Rosa”, mês de combate à sífilis e ao câncer de mama.

Texto: Larysse Rodrigues e Taiana Mendonça
Fotos: Larysse Rodrigues e Fran Carlos Passos

Direitos, Educação, Esporte, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Lazer, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade