Governo de Rondônia
27/04/2024

PROFISSIONALIZAÇÃO

Reeducandos concluem cursos de Assistente Administrativo e Manutenção e Instalação de Ar Condicionado

27 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A formatura aconteceu na tarde da sexta-feira (22), na Acuda, em Porto Velho

O Governo de Rondônia celebrou a formatura de 27 reeducandos dos regimes aberto, semiaberto e livramento condicional, nos cursos de Assistente Administrativo, e Aprendizagem em Manutenção e Instalação de Ar Condicionado, na última sexta-feira (22), em Porto Velho. De iniciativa da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), os cursos foram realizados nas dependências da Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Acuda).

O secretário da Sejus, Marcus Rito, informou que, o intuito da gestão é intensificar a agenda de cursos profissionalizantes para os reeducandos de todos os regimes aberto, semiaberto e livramento condicional. “As ações visam a qualificação da mão de obra carcerária para fechamento de convênios durante todo o cumprimento de pena, ressocializando assim, por meio da educação e trabalho, e retornando à sociedade em forma de serviços executados de modo eficiente e econômico”, ressaltou.

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Ministrado pelo professor do Senai, Renato Lima, a formação em Assistente Administrativo, capacitou 13 reeducandos dos regimes aberto, semiaberto e livramento condicional, que se formaram na sexta-feira.

Para o diretor da Acuda, Eudison Mercado de Sampaio, ver a turma concluindo o curso é gratificante. “É muito importante esse momento com os formandos. Sabemos das dificuldades que cada um enfrenta para chegar até aqui, as adversidades encontradas no percurso”, expressou.

No curso de Aprendizagem em Manutenção e Instalação de Ar Condicionado, 14 internos dos regimes aberto, semiaberto e livramento condicional foram formados. A capacitação foi conduzida pelo professor do Senai, Maicon Vitor. O curso foi ofertado pela Acuda em parceria com uma fundação filantrópica, direcionada ao sistema penitenciário.

PROFISSIONALIZAÇÃO

A Sejus e a Acuda são parceiras no âmbito da profissionalização dos reeducandos, visando à ressocialização através da educação, para que o aperfeiçoamento da mão de obra seja aproveitado no cumprimento e pós-cumprimento de pena, promovendo a independência financeira individual tendo como objetivo a diminuição da reincidência carcerária.

Para o gerente de reinserção, Fábio Recalde, a parceria garante o aumento do número de internos profissionalizados, impactando diretamente na quantidade de reeducandos trabalhando no estado, que em contrapartida obtém grandes chances de vislumbrar um futuro longe de práticas ilícitas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Larysse Rodrigues
Fotos: Larysse Rodrigues
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cerimônia, Cidadania, Convênios, Cursos, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Justiça, Porto Velho, Rondônia, Segurança, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo