Rede Sibratec pretende expandir atendimento

14 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

imagen01Representantes das instituições que compõem a estrutura da Rede de Extensão Tecnológica do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) estiveram reunidos, nesta semana, para traçar estratégias visando alcançar melhores resultados no atendimento ao setor empresarial do Estado.  A Rede é um dos principais instrumentos de articulação e aproximação da comunidade científica e tecnológica com as empresas e preconiza um conjunto de ações de fomento com vista à criação de um ambiente favorável à inovação tecnológica.

A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) tem investido recursos nas áreas de Confecções, Alimentos, Minerais e Móveis das Pequenas e Médias Empresas dos municípios de Porto Velho, Rolim de Moura, Ouro Preto Doeste, Cacoal, Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena e Pimenta Bueno. O convênio é coordenado pela Gerência de Ciência, Tecnologia &Inovação da Sepog.

O foco da Rede é o atendimento das empresas localizadas em áreas urbanas, assim como abranger empresas situadas em áreas distantes e difícil acesso. Desta forma, pretendemos articular a realização de um treinamento destinado aos atores envolvidos no programa, explicou uma das técnicas da gerência, Lívia Galvão. Entre as ações de 2014 está também a contratação de extensionistas para,em seguida, aplicação da metodologia.

Participaram da reunião, representantes do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca), Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia (Ipepatro) e técnicos da gerência de CT&I da Sepog.

imagen02

imagen03