Governo de Rondônia
27/02/2024

PROIN

Programação com oficinas conclui mais uma etapa do Programa Rondoniense de Integridade

28 de novembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A comissão responsável pela implantação do Proin na pasta finalizou a programação de oficinas

Mais uma etapa do Programa de Integridade (Proin), foi concluída pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog). Na sexta-feira (24), a comissão responsável pela implantação do programa na pasta finalizou a programação de oficinas, envolvendo servidores e gestores na identificação, avaliação e priorização de possíveis riscos que possam favorecer práticas de corrupção dentro do órgão. 

As oficinas ocorreram entre os dias 22 e 24 de novembro

O Proin foi instituído pelo Governo do Estado, por meio do Decreto nº 26.238, de 19 de julho de 2021, visando divulgar entre os agentes públicos, a cultura de controle interno, gestão de risco e prevenção à corrupção em todas as suas formas, além de estimular os valores da integridade, ética e transparência nos atos administrativos. No âmbito Estadual, o programa é conduzido pela Controladoria Geral do Estado (CGE), que acompanha a implementação nos demais órgãos estaduais, a partir da adesão dessas instituições ao programa. 

Durante a abertura das oficinas, realizadas entre os dias 22 e 24, a secretária da Sepog, Beatriz Basílio explicou que, o programa reforça os conceitos e as reflexões sobre condutas éticas, moralidade, responsabilidade, honestidade, entre outras situações; que contribuem para ações íntegras na rotina de trabalho. “Cada um de nós tem um papel importante e desafiador na prevenção, detecção e remediação de práticas de corrupção, fraudes e demais desvios éticos e de conduta. Por isso, nessa etapa, a dedicação de todos é ainda relevante, pois representa o avanço da implantação do programa na Sepog”, ressaltou.

A programação envolveu todos os servidores e gestores da Sepog

O controlador-geral do Estado, José de Aquino, ressaltou que, a implantação do Programa de Integridade estimula o comportamento e ações íntegras nos órgãos, e representa uma oportunidade de mudar a conduta de vida para além do setor de trabalho. “Percebemos que ao implantar o programa, nossa relação com as pessoas e a  sociedade muda. Conduzimos as práticas de ética e integridade para nosso dia a dia, e assim, passamos a inclui-las em nosso processo diário. Isso representa uma quebra de cultura, que, com o passar do tempo se consolida, trazendo mais transparência aos atos e processos públicos”.

ADESÃO AO PROIN

A Sepog aderiu ao Programa em julho de 2022. Desde então, as ações da comissão sob o comando da Gerência do Controle Interno (GCI), vêm seguindo estratégias no que tangem à sensibilização e mobilização do órgão, para que todos entendam a importância e o papel no processo de implantação do programa. A gerente do Controle Interno da Sepog, Neuracy Rios destacou que, “as oficinas serviram para sensibilizar os servidores quanto à importância do tema Integridade, além de promover o 3° passo do Proin – identificação, avaliação e priorização de riscos, além da propositura de medidas de tratamento desses riscos referentes à  integridade na Sepog”, pontuou.

PLANO DE INTEGRIDADE

A partir das informações levantadas nas oficinas, a gerente explicou que será elaborado o Plano de Integridade, com o objetivo de assegurar a execução das ações gerenciais planejadas, visando reduzir a probabilidade de ocorrência do risco ou impacto. A programação de oficinas envolveu todos os servidores e gestores da Sepog, viabilizando assim, a identificação, avaliação e priorização de possíveis riscos, com o propósito de mitigá-los. A comissão é composta pelos servidores  Neuracy Rios, Vanderlúcia Seabra, Nadicleiton Silva, Thaissa Montenegro, Marcus Vinicius da Rocha, Dacilene da Silva e Helton Alvarez.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Giuliana Miranda
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo