Governo de Rondônia
16/04/2024

HEMORREDE

Profissionais debatem captação e manuseio de sangue em Porto Velho

04 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Fhemeron_Doacão de Sangue_18.09.15_Foto_Daiane Mendonça (13)Durante dois dias, a política de captação e manuseio do sangue nas unidades de saúde será debatida em Porto Velho em um encontro que reunirá profissionais da hemorrede estadual, como médicos, enfermeiros e assistentes sociais. Pela primeira vez o assunto envolverá a rede privada de hospitais, que apresenta casos de perda de desperdício do material. O evento acontecerá nesta quinta (5) e na sexta-feira (6), no Rondon Palace Hotel.

O Encontro dos Profissionais da Hemorrede será realizado pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) com a participação da Vigilância Sanitária Estadual. Segundo a biomédica Carola Hurtado, serão transmitidas orientações sobre cuidados com transfusão e estoque crítico, por exemplo.

Carola participará do encontro em dois momentos. Em um, apresentará os manuais de biossegurança e controle de temperatura; e no outro falará sobre a importância do Comitê Transfusional.

PROTOCOLOS

Os participantes também receberão informações sobre os casos em que as bolsas de sangue são recusadas, sobre protocolos de sorologia e captação de doadores. Além de palestras, serão ministradas oficinas que tratarão da prática dos atos relacionados ao manuseio do sangue e hemoderivados.

A assistente social Maria Luiza Pereira define o encontro como um momento singular, pelo fato de reunir profissionais dos principais núcleos de hemocentro do estado, além de representantes da rede privada de hospitais. Estarão presentes representantes dos municípios de Guajará-Mirim, Vilhena, Ariquemes, Rolim de Moura, Ji-Paraná, Cacoal, Jaru, Pimenta Bueno e Ouro Preto do Oeste.

Maria Luiza será responsável pela palestra sobre Estoque Crítico de Hemocomponentes e duas oficinas de captação de doadores.

O encontro é resultado de parceria com a Vigilância Sanitária Estadual, que fará explanação sobre os critérios de avaliação dos serviços.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Governo, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo